Publicidade

Publicidade

Encontro Estadual de Museus fortalece políticas culturais em Alagoas junto a especialistas.

COMPARTILHE

No último dia 27 de setembro, a Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) promoveu o III Encontro Estadual de Museus no Museu da Imagem e do Som (Misa) em Maceió, Alagoas. O evento reuniu especialistas e representantes do setor com o objetivo de discutir os avanços e desafios das políticas públicas para museus e promover a participação das instituições culturais na elaboração do Plano Nacional Setorial de Museus (2025-2035).

Durante o encontro, que faz parte do programa (Re) conexões do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), foram realizadas mesas redondas, apresentações culturais e grupos de trabalho focados em temas como sustentabilidade, diversidade, acessibilidade e participação social nos museus. A Secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, enfatizou a importância do diálogo entre especialistas e a sociedade para fortalecer as políticas públicas museológicas e destacou o compromisso do governador Paulo Dantas com a preservação do patrimônio cultural de Alagoas.

O evento também contou com a presença da coordenadora do Sistema Alagoano de Museus, Mira Dantas, que ressaltou a relevância do encontro para o fortalecimento das instituições museológicas no estado. Segundo ela, o evento permite identificar as necessidades do setor e promover estratégias para garantir o fomento, a inclusão e a sustentabilidade dos museus alagoanos, criando políticas mais inclusivas e representativas.

Além das discussões e apresentações culturais, o III Encontro Estadual de Museus contou com a participação de diversos representantes do setor museológico e cultural, como Michel Correia, assessor de Relações Institucionais do Ibram, Perolina Lyra, superintendente de Diversidade e Patrimônio Cultural da Secult, Vera Mangas, coordenadora do Sistema Brasileiro de Museus, Pedro Verdino de Lima, coordenador do escritório do Ministério da Cultura em Alagoas, e Jinny Mikaelly, supervisora do Misa.

O encerramento do evento incluiu a apresentação das deliberações dos grupos de trabalho e a sistematização das propostas que serão levadas ao 8º Fórum Nacional de Museus, que acontecerá em novembro em Fortaleza. A iniciativa reforça o compromisso do estado de Alagoas em preservar seu patrimônio cultural e promover a valorização e o fortalecimento das instituições museológicas locais.

Com informações e fotos da Secult/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade