logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Observatório Nacional transmite eclipse parcial da Lua; acompanhe ao vivo pela internet.

COMPARTILHE

Hoje, terça-feira, 17 de setembro, o Brasil poderá testemunhar um eclipse parcial da Lua. O fenômeno terá início às 21h41 com a fase penumbral, seguido pelo eclipse parcial às 23h12 e atingirá o ápice às 23h44. É importante ressaltar que, se o céu estiver sem nuvens, será possível observar o eclipse apenas olhando para o céu. Às 23h12, horário previsto para o início do fenômeno visível a olho nu, a Lua estará bem alta no céu em todo o Brasil, facilitando a observação.

Segundo a astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, não é necessário nenhum equipamento especial para apreciar o eclipse, pois, ao contrário de um eclipse solar, não há riscos para os olhos ao olhar diretamente para a Lua. É interessante destacar que os eclipses lunares e solares ocorrem em sequência, sendo que o próximo eclipse solar está previsto para o dia 2 de outubro.

Em caso de céu nublado ou prejudicado pela fumaça das queimadas, o Observatório Nacional fará a transmissão ao vivo do eclipse parcial da Lua em seu canal oficial no YouTube, a partir das 21h30. Durante o eclipse parcial, apenas parte da Lua passará pela sombra escura da Terra, sendo essa fase chamada de penumbra. Uma parte da Lua ficará mais escura à medida que ela avança na umbra, que é a sombra mais escura onde não há luz solar alguma.

O Brasil todo poderá acompanhar o evento, que se trata de um eclipse parcial com apenas 3,5% da área total da Lua ficando escura no máximo do fenômeno. O cronograma completo do eclipse lunar, de acordo com o horário de Brasília, inclui o início do eclipse penumbral às 21h41, o início do eclipse parcial às 23h12, o ápice do eclipse parcial às 23h44, o fim do eclipse parcial à 0h15 e o fim do eclipse penumbral à 1h47. Portanto, os espectadores terão a oportunidade de testemunhar esse fenômeno natural incrível, que ilustra de forma única os movimentos celestes que regem nosso universo.

Com informações da EBC
Fotos: © Marcello Casal jr/Agência Brasil / EBC

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade