logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Ministério da Agricultura promove Oficina sobre Recuperação de Áreas Degradadas em Porto Velho.

COMPARTILHE

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizou em Porto Velho (RO) a 9ª Oficina sobre as Ações de Recuperação e Conversão de Áreas Degradadas, com base nas diretrizes do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD). Esse encontro marcou o encerramento da primeira rodada de reuniões que ocorreram nos estados com maior potencial de recuperação e conversão de áreas com baixo vigor produtivo.

A conversão de pastagens degradadas em sistemas produtivos sustentáveis desempenha um papel fundamental na ampliação da produção agropecuária brasileira sem a necessidade de aumentar a pressão do desmatamento. Essas ações visam garantir a estabilidade econômica, social e ambiental das propriedades rurais, contribuindo para melhorar a imagem do Brasil como um país produtor de alimentos responsável que busca conciliar produção e conservação ambiental.

As oficinas iniciaram em julho e reuniram gestores públicos e representantes de instituições ligadas ao setor agropecuário dos estados que concentram 70% da área passível de conversão estabelecida como meta no PNCPD, que é de 40 milhões de hectares. Durante esses encontros, os participantes puderam trocar conhecimentos, validar dados e identificar ações e municípios prioritários para a recuperação de pastagens em diferentes estágios de degradação.

Essas iniciativas estão alinhadas com o Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária 2020-2030 (Plano ABC+), buscando proporcionar maior rentabilidade para os produtores rurais sem comprometer a preservação do meio ambiente. O objetivo é desenvolver uma estratégia nacional de implementação do PNCPD, garantindo a captação de recursos e investimentos e promovendo o crescimento sustentável da agropecuária brasileira.

O PNCPD foi criado em dezembro de 2023, por meio do Decreto 11.815/2023, com o intuito de promover e coordenar políticas públicas voltadas para a conversão de pastagens degradadas em sistemas de produção agropecuários e florestais sustentáveis. Dentre as atividades previstas estão a adoção de tecnologias sustentáveis, o mapeamento de áreas prioritárias, o financiamento a produtores rurais e o desenvolvimento de planos de negócios adequados às realidades locais.

As oficinas contaram com a organização do Mapa em parceria com diversas instituições, demonstrando o compromisso conjunto em impulsionar a recuperação e conversão de áreas degradadas visando o desenvolvimento sustentável da agropecuária brasileira.

Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade