Alison dos Santos, também conhecido como Piu, está determinado a assegurar seu segundo troféu nos 400 metros com barreiras na Diamond League de Atletismo, a principal liga mundial da modalidade. Vencedor da edição de 2022, o brasileiro deseja deixar uma marca indelével na história desta competição, que ocorre nos dias 13 e 14 de setembro em Bruxelas, na Bélgica. Na última quinta-feira, dia 12, Piu treinou no King Baudouin Stadium, palco do evento, e demonstrou confiança em sua preparação para alcançar outro título em sua carreira bem-sucedida.
“Estou animado. Mais uma final, mais um título da Diamond League para disputar. Quero muito correr bem, terminar a temporada em grande estilo e levar para casa mais um troféu,” declarou Piu após finalizar seu primeiro treinamento no estádio da competição.
Esta final marca a última competição oficial de Piu na temporada. Em agosto, ele conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Paris 2024, um feito significativo em sua trajetória. Porém, na etapa anterior da Diamond League em Zurique, Suíça, no início de setembro, Piu causou apreensão ao abandonar a corrida na metade. Ele explicou a situação, revelando que o clima frio provocou um desconforto, o que o levou a preservar sua condição física para a final em Bruxelas. “Estou saudável e tranquilo. Ali em Zurique foi um momento diferente, estava muito frio e no meio da prova eu senti um desconforto. Decidi parar para poder me resguardar e chegar bem e saudável aqui na final, em condições de brigar pelo troféu. Foi apenas um susto. Estou bem e preparado para lutar pelo título,” salientou o atleta.
Durante o treino de quinta-feira, Piu aproveitou para se adaptar à nova pista do King Baudouin Stadium e ao clima variável de Bruxelas, que alterna entre sol e chuva. Ele expressou satisfação com a infraestrutura do estádio e confiança na nova pista instalada. “A pista é nova, eles trocaram a do ano passado. Eu quis vir logo para cá a fim de experimentar, sentir a pista. Ela está rápida. Gostei bastante e estou mais confiante ainda para a competição. A pista de antes não me batia muito, mas agora que eles trocaram tenho certeza que vai ser uma boa competição para mim,” afirmou.
A final da Diamond League em Bruxelas será transmitida ao vivo no Canal do Time Brasil no YouTube, com a competição começando nesta sexta-feira, 13 de setembro. Alison dos Santos, o Piu, competirá nos 400 metros com barreiras no sábado, dia 14. O mundo do atletismo estará atento para ver se o talentoso brasileiro conseguirá mais um grande triunfo em sua brilhante carreira.
Com informações do Comitê Olimpico do Brasil
Legenda Foto: Time BrasilAlison dos Santos, o Piu, treina em Bruxelas e se diz confiante para final da Diamond League de AtletismoPiu compete a final dos 400 metros com barreiras da liga neste sábado (14), na Bélgica, com transmissão ao vivo no Canal do Time Brasil no YouTubeFoto: Terni Castro/COBNavegue por tópicosAlison dos Santos, o Piu, está pronto para brigar pelo seu segundo troféu dos 400 metros com barreiras da Diamond League de Atletismo, principal liga mundial da modalidade. Campeão da edição de 2022, Piu quer deixar sua marca na história da final da competição, que neste ano acontece entre os dias 13 e 14 de setembro em Bruxelas, na Bélgica. Nesta quinta-feira (12), o brasileiro treinou no King Baudouin Stadium, local da competição, e afirmou que está bem preparado para ir em busca de mais um título na carreira. “Estou animado. Mais uma final, mais um título de Diamond League para disputar. Quero muito correr bem, terminar a temporada em grande estilo para levar para casa mais um troféu”, pontuou após realizar sua primeira movimentação no estádio da final.Esta, inclusive, será a última competição oficial do atleta na temporada. Depois dte ter conquistado a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Paris 2024, em agosto, Piu participou da etapa da Diamond League de Zurique, na Suíça, no início de setembro e deu um susto: abandonou a corrida na metade da prova. Mas ele justificou a ação naquele momento e se mostrou bem fisicamente para a grande final da Diamond em Bruxelas.“Estou saudável e tranquilo. Ali (em Zurique) foi um momento diferente, estava muito frio e no meio da prova eu senti um desconforto. Decidi parar para poder me resguardar e chegar bem e saudável aqui na final, em condições de brigar pelo troféu. Foi só susto. Estou bem e preparado para brigar pelo título”, enfatizou.Piu aproveitou o treinamento desta quinta para sentir a pista do estádio e o clima de Bruxelas, que vem alternando sol e chuva. Ele elogiou a estrutura do King Baudouin Stadium e se mostrou mais confiante com a nova pista instalada no local. “A pista é nova, eles trocaram a do ano passado. Eu quis vir logo para cá a fim de experimentar, sentir a pista. Ela está rápida. Gostei bastante e estou mais confiante ainda para a competição. A pista de antes não me batia muito, mas agora que eles trocaram tenho certeza que vai ser uma boa competição para mim”, finalizou. Lembrando que a final da Diamond League em Bruxelas vai ser transmitida ao vivo no Canal do Time Brasil no YouTube a partir desta sexta-feira (13). Alison dos Santos, o Piu, compete nos 400 metros com barreiras no sábado (14).