logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Grupo de Trabalho da Agricultura do G20 apresenta recomendações para sistemas alimentares sustentáveis.

COMPARTILHE

Na última quinta-feira (12), foi realizado o encontro do Grupo de Trabalho da Agricultura do G20 em Chapada dos Guimarães (MT). Durante o evento, o grupo Business 20 (B20) Brasil apresentou um painel com as recomendações da Força-Tarefa sobre Agricultura Sustentável e Sistemas Alimentares para os ministros da agricultura do Grupo dos 20 (G20).

O painel contou com a presença do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, ministros da agricultura de outros países membros do G20, membros do B20 Brasil e representantes do setor. As recomendações do setor privado foram desenvolvidas ao longo dos últimos meses e entregues à liderança do G20.

Uma das iniciativas destacadas foi o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuária e Florestais Sustentáveis (PNCPD), implementado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Este programa tem como objetivo recuperar e converter até 40 milhões de hectares de pastagens de baixa produtividade em áreas agricultáveis nos próximos 10 anos.

Além disso, o B20 apresentou prioridades relacionadas à estimulação da produtividade sustentável, visando reduzir a pobreza e a insegurança alimentar. Foram elaboradas recomendações e ações de políticas públicas, como fomentar o aumento de produtividade por meio do desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, criar modelos inovadores de financiamento e colaboração para apoiar a transição dos agricultores para sistemas alimentares sustentáveis, e fortalecer o sistema de comércio agrícola multilateral centralizado na OMC.

Essas ações visam promover a inovação e a sustentabilidade na produção agropecuária, posicionando o Brasil como líder em práticas agrícolas responsáveis. Para mais informações, é possível acessar o documento completo do B20 através do link disponibilizado. Para contato com a imprensa, o email é imprensa@agro.gov.br.

Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade