logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Hemocentro de Brasília pede doadores de tipos sanguíneos negativos para evitar crise nos estoques.

COMPARTILHE

O Hemocentro de Brasília lançou um chamado urgente para doadores de sangue dos tipos negativos O-, A-, B- e AB-. A situação dos estoques desses tipos sanguíneos está em estado crítico, podendo comprometer o abastecimento dos hospitais do Distrito Federal. Diante disso, a Fundação Hemocentro anunciou medidas especiais para priorizar o atendimento desses doadores, a fim de normalizar a situação dos estoques.

A partir desta quinta-feira (12), os doadores desses tipos sanguíneos terão atendimento prioritário no hemocentro. A campanha de doação de sangue vai se estender até o dia 30 de setembro, ou até que os estoques estejam regularizados. Para garantir a senha preferencial, os doadores devem comprovar o grupo sanguíneo, seja por meio do cadastro no próprio hemocentro ou apresentando o exame de tipagem sanguínea.

Nos últimos dias, a média de doações por dia no hemocentro foi de apenas 103, muito abaixo das 180 doações necessárias para suprir a demanda da rede hospitalar do Distrito Federal. A fundação destacou a importância das doações, especialmente para quem tem tipo sanguíneo negativo, ressaltando que cada doação pode salvar vidas.

Os requisitos para doação de sangue incluem ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 quilos e estar saudável. Para menores de 18 anos, é necessária a autorização dos responsáveis legais. Já os idosos que desejam doar devem ter realizado ao menos uma doação antes dos 61 anos.

Durante o processo de doação, é obrigatório apresentar um documento oficial com foto em bom estado. Além disso, é importante seguir algumas recomendações, como ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior à doação, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, não fumar duas horas antes da doação e não estar em jejum.

Os interessados em doar sangue podem agendar seu horário de atendimento através do site Agenda DF ou pelo telefone 160 (opção 2). Além disso, a Fundação Hemocentro de Brasília informou que também atende doadores por meio do sistema de encaixe, de acordo com a disponibilidade. Abrace essa causa e faça a diferença, sua doação pode salvar vidas.

Com informações da EBC
Fotos: © Davidyson Damasceno/Agência Brasília / EBC

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade