logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Técnicos do Ministério da Saúde inspecionam unidades de atendimento para pacientes com meningite.

COMPARTILHE

No dia 11 de setembro de 2024, técnicos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizaram inspeções em unidades de saúde que atendem pacientes com meningite. Essas visitas tinham como objetivo verificar a implementação do novo protocolo de assistência aos pacientes com sintomas da doença e garantir a melhoria no fluxo de atendimento.

Os ajustes realizados resultaram na otimização do atendimento nessas unidades, que são a porta de entrada para casos de meningite. Os técnicos, divididos em dois grupos, visitaram unidades de saúde nos municípios de Satuba e em Maceió, onde foram registrados óbitos causados pela doença nos últimos meses. Em Satuba, eles estiveram em um Pronto Atendimento (PA), enquanto em Maceió visitaram as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Benedito Bentes e o Ambulatório 24 Horas Denilma.

O secretário de Estado de Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, elogiou o empenho dos técnicos da Sesau e do Ministério da Saúde na elaboração e execução do novo protocolo de atendimento. Ele destacou a importância de aprimorar a assistência aos alagoanos com sintomas de meningite e ressaltou a colaboração do Ministério da Saúde nesse processo.

As visitas programadas continuaram no dia seguinte, com idas às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos municípios de Flexeiras e Jequiá da Praia. Já no dia seguinte, o grupo encerrou as atividades com visitas às UPAs do Trapiche da Barra e do Jaraguá, além do Hospital Escola Dr. Hélvio Auto (HEHA) em Maceió.

A assessora técnica da Sesau, Cindy Romão, explicou que as ações de combate à meningite têm como objetivo melhorar a capacidade de resposta das unidades de saúde no atendimento primário aos pacientes. Ela ressaltou a importância de revisitar os fluxos assistenciais e verificar os prontuários para oferecer suporte às unidades no diagnóstico precoce e tratamento oportuno dos casos.

Com informações e fotos da Sesau/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade