logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Programa Nacional de Conversão de Pastagens oferece financiamento com juros baixos aos agricultores.

COMPARTILHE

Um dos maiores programas de produção sustentável de alimentos do mundo, o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD), oferecerá financiamento com juros de 6,5% aos agricultores que aderirem às diretrizes do projeto.
O anúncio foi feito durante o Fórum Internacional de Agricultura e Pecuária (FIAP 2024) em Cuiabá (MT) pelo assessor especial do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Ernesto Augustin.
Instituído pelo Decreto nº 11.814, o PNCPD tem como objetivo intensificar a produção de alimentos no Brasil de maneira a contribuir para a segurança alimentar e climática global. Estudos realizados pela Embrapa e Banco do Brasil identificaram aproximadamente 40 milhões de hectares de pastagens de baixa produtividade com potencial para produção agrícola.
Através da captação de investimentos internacionais e do financiamento com juros de 6,5% aos agricultores brasileiros por meio do programa Eco Invest Brasil da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), é possível ampliar significativamente a área de produção no Brasil sem comprometer áreas preservadas.
O Eco Invest Brasil – Mobilização de Capital Privado Externo e Proteção Cambial é uma iniciativa governamental para facilitar a atração de investimentos privados estrangeiros essenciais para a transformação ambiental do país.
Augustin destacou o trabalho realizado pelo Mapa na captação de recursos internacionais para o programa, com o Japão sendo o primeiro país a contribuir e outros em processo de negociação.
Atualmente, o Mapa está elaborando as regulamentações do PNCPD com ênfase na sustentabilidade e na redução da emissão de carbono como requisitos para o financiamento.

Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade