logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Ministro da Agricultura participa de Fórum Internacional da Agropecuária em Cuiabá, MT

COMPARTILHE

Nesta segunda-feira (9), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou do Fórum Internacional da Agropecuária (FIAP), realizado em Cuiabá (MT). O evento reuniu líderes do setor para discutir o futuro do agronegócio global e precede as reuniões do Grupo de Trabalho da Agricultura do G20, que terá a presença de ministros das principais economias mundiais, bem como representantes da União Europeia e da União Africana.

Durante o encontro, Fávaro ressaltou a capacidade do Brasil em produzir alimentos de forma sustentável e destacou o potencial do país para aumentar a produção sem causar impactos negativos ao meio ambiente, mencionando o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD).

O ministro enfatizou a estratégia do Brasil em intensificar a produção nas áreas degradadas, sem prejudicar as florestas e o cerrado. Com o PNCPD, o governo pretende recuperar e converter até 40 milhões de hectares de pastagens de baixa produtividade em áreas agricultáveis nos próximos dez anos, possibilitando um aumento significativo na área de produção de alimentos no Brasil sem a necessidade de desmatamento, evitando assim a expansão sobre áreas de vegetação nativa.

Fávaro também destacou a importância do Brasil assumir a presidência do G20, com foco na construção de um mundo mais justo e sustentável. Ele ressaltou o papel do Grupo de Trabalho da Agricultura na discussão dos rumos da produção agropecuária e seu desenvolvimento sustentável para garantir a segurança alimentar global.

O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, ressaltou a relevância do G20 da Agricultura para a região, destacando a importância de Mato Grosso para o Brasil e para o mundo. Ele enfatizou que sediar o G20 é uma oportunidade para destacar o potencial do país e construir uma narrativa positiva sobre o agronegócio brasileiro.

Mato Grosso, que é o epicentro da produção brasileira de soja, milho e algodão, além de abrigar o maior rebanho bovino do país, foi escolhido como sede do evento, refletindo o compromisso do governo brasileiro em ampliar a discussão para diversas regiões do país.

Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade