A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está com inscrições abertas para o IX Fórum Perinatal de Alagoas, que ocorrerá no dia 27 deste mês, no auditório da Faculdade Estácio de Alagoas, localizada no bairro Jatiúca, em Maceió. Este evento é destinado aos enfermeiros, coordenadores da Atenção Primária e da Vigilância Epidemiológica, conselheiros tutelares e técnicos das maternidades da I Macrorregião de Saúde.
Com o tema “Informando e Protegendo: Notificação de Gravidez na Adolescência”, o evento será realizado em parceria com a Rede de Atenção às Violências (RAV) e a Gerência de Vigilância e Controle de Doenças não Transmissíveis. O principal objetivo do fórum é fornecer orientações essenciais aos municípios sobre os procedimentos corretos para notificar casos de gravidez em adolescentes, além de enfatizar a importância de garantir o acompanhamento pré-natal adequado para as gestantes.
A assessora técnica da Rede Cegonha de Alagoas, Bárbara Rose, ressaltou que a iniciativa tem como propósito discutir e esclarecer a abordagem dos casos de gravidez na adolescência no Estado, buscando uma abordagem eficiente e responsável. A redução da incidência de gravidez na adolescência, especialmente na faixa etária de 13 anos, é uma das metas do evento.
O Fórum Perinatal é considerado um espaço de conhecimento e diálogo que contribui para a disseminação do conhecimento coletivo, bem como para a capacitação dos profissionais de saúde. Segundo Bárbara Rose, o fórum não só informa, mas também capacita os profissionais, enriquecendo suas experiências e conhecimentos.
Na próxima edição do fórum, a gravidez na adolescência será o foco principal das discussões, pois é um tema de extrema relevância para a proteção e bem-estar de crianças e adolescentes. A importância de garantir que eles vivam de acordo com suas faixas etárias e recebam o suporte adequado será destacada durante o evento.
Com informações e fotos da Sesau/AL













