logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Volume de vendas em bares e restaurantes cai 5,4% em julho, maior queda do ano

COMPARTILHE

Bares e restaurantes enfrentaram uma queda significativa nas vendas durante o mês de julho, conforme aponta o levantamento do Índice de Atividade Econômica Abrasel-Stone. Em comparação com junho, o volume de vendas despencou 5,4%, marcando a maior redução do ano. Além disso, em relação ao mesmo período do ano anterior, a queda foi de 6,3%, a maior registrada até agora em 2024.

O relatório, elaborado pela Associação em parceria com a área de research da Stone e o Instituto Propague, analisou dados de 24 estados e constatou uma retração em todas as regiões, com destaques para o Rio Grande do Sul (-10,5%), Paraíba (-8,6%), e Rondônia (-8,4%). O desempenho negativo também foi observado em estados como Piauí, Pará, Rio de Janeiro, Paraná e Ceará.

Essa queda acentuada pode ser atribuída a diversos fatores, como o período de férias escolares, que naturalmente diminui o consumo no setor, e o desempenho aquém do esperado no Dia dos Namorados, em junho. Além disso, o setor de varejo também enfrentou uma retração de 1% em julho.

“Após um primeiro semestre complicado, com queda acumulada de 2,1%, os dados de julho ampliam a tendência de queda do mês anterior e sinalizam a cautela no início do segundo semestre. A queda de 5,4% é a mais expressiva até agora este ano”, afirmou Matheus Calvelli, cientista de dados e pesquisador da StoneCo.

O presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, destacou a surpresa e preocupação com a redução significativa nas vendas em comparação com julho do ano anterior. No entanto, ele mantém boas expectativas para o segundo semestre, considerando fatores como a queda no desemprego e o pagamento do décimo terceiro salário, que podem impulsionar o poder de compra da população.

Apesar dos desafios enfrentados em julho, o setor de bares e restaurantes segue otimista e aguarda os próximos meses para avaliar o cenário econômico. Para acessar mais informações sobre o relatório, basta clicar aqui.

Com informações e fotos da Abrasel/BR

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade