logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Quinta captação de órgãos no HGE traz esperança para 4 vidas em Alagoas.

COMPARTILHE

No dia 15 de agosto de 2024, uma comovente história de esperança surgiu no Hospital Geral do Estado (HGE) em Maceió. Foi realizada a quinta captação de órgãos no local, proporcionando uma nova chance de vida para quatro indivíduos. A doadora, uma criança de apenas dois anos de idade, teve morte encefálica atestada após sofrer um choque elétrico seguido de parada cardiorrespiratória.

O coordenador da Organização de Procura de Órgãos, Lucas Santana, destacou a sensibilidade e a conscientização da família em meio à dor profunda. A criança, que chegou a ser internada na UTI Pediátrica, teve a morte encefálica confirmada, resultando na autorização da família para a doação de rins e córneas.

A coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos, ressaltou a importância desse ato solidário e a união de esforços para fortalecer a rede de doações de órgãos. Atualmente, 547 pessoas estão na lista de espera por órgãos no estado, sendo principalmente por córneas, rins e fígado. O trabalho de conscientização realizado nos hospitais da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) tem sido essencial para reduzir o tempo de espera e salvar vidas.

Através de um procedimento realizado no centro cirúrgico do HGE, a família da criança mostrou generosidade e empatia ao permitir a captação dos órgãos. O ato de doar vida em meio ao luto expressa a solidariedade e humanidade da sociedade alagoana. O apoio das autoridades e o engajamento de todos os profissionais envolvidos são fundamentais para manter essa corrente de solidariedade e esperança.

Com informações e fotos da Sesau/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade