O Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil, representado pelo ministro Carlos Fávaro, e o Ministério da Alimentação, Agricultura e Pesca da Dinamarca, representado pela embaixadora Eva Bisgaard Pedersen, assinaram um Memorando de Entendimento com o objetivo de promover o desenvolvimento mútuo de sistemas agrícolas e pecuários, com foco na agropecuária sustentável.
O acordo foi destacado pelo ministro Fávaro como um passo importante para o crescimento do setor agropecuário em ambos os países, visando alavancar o setor com mais tecnologia e gerar oportunidades. A embaixadora Eva Bisgaard ressaltou que esse acordo irá abrir portas para a cooperação comercial e tecnológica, especialmente na área de agricultura sustentável, e demonstrou interesse em apoiar os projetos inovadores do agronegócio brasileiro.
Além disso, foi mencionado o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestas Sustentáveis (PNCPD), criado pelo Governo Federal do Brasil, que tem a meta de incorporar 40 milhões de hectares de pastagens degradadas aos sistemas produtivos, sendo elogiado pela embaixadora da Dinamarca que expressou interesse em participar desse programa.
A relação comercial entre Brasil e Dinamarca é antiga e tem como objetivo promover a cooperação agrícola entre os dois países. Em 1986 foi assinado um Acordo de Cooperação Científica e Tecnológica, e em 2011 um Acordo de Cooperação entre os governos. As exportações brasileiras de produtos agropecuários para a Dinamarca foram de US$ 366 milhões em 2023, com destaque para o complexo soja.
Por sua vez, as importações brasileiras de produtos agropecuários dinamarqueses totalizaram US$ 45,5 milhões em 2023, com produtos de origem animal sendo os mais adquiridos. A Dinamarca é uma exportadora líquida de produtos agropecuários e possui uma área agrícola significativa, com destaque para grãos, carne suína e lacticínios.
A cooperação entre Brasil e Dinamarca no setor agropecuário é vista como benéfica para ambos os países, visando o desenvolvimento sustentável e a troca de tecnologias e boas práticas no campo agrícola.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária