logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Giullia Penalber Faz História: Brasil Disputa Primeira Medalha Olímpica no Wrestling em Paris 2024

COMPARTILHE

A brasileira Giullia Penalber garantiu um feito histórico para o Brasil ao avançar para a disputa da medalha de bronze no wrestling nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Neste dia 9 de agosto, Giullia venceu a repescagem da categoria até 57 kg ao aplicar um contundente 7 a 0 na alemã Sandra Paruszewski, permitindo ao Brasil participar de uma disputa por medalha na modalidade pela primeira vez na história dos Jogos. A lutadora não teve muito tempo para comemorar, pois já volta ao tatame ainda nesta sexta-feira para enfrentar a chinesa Kexin Hong na luta pelo terceiro lugar.

Visivelmente emocionada após a vitória, Giullia Penalber comentou sobre a importância da conquista. “Estou muito feliz com essa vitória, que me levou à disputa do bronze. O wrestling brasileiro nunca teve a oportunidade de lutar por uma medalha nos Jogos Olímpicos, então, é um momento muito especial para mim e para todos que fazem parte dessa modalidade no Brasil. Meu foco agora está totalmente voltado para o bronze. Hoje é um novo dia, uma nova Giullia, e vou dar o meu melhor”, declarou.

A repescagem foi um desafio familiar para Penalber, que enfrentou uma adversária bastante conhecida dos treinamentos, a alemã Paruszewski. O combate teve um início cauteloso, pois ambas as atletas se conhecem bem. No entanto, foi Giulia quem se manteve mais ativa, o que resultou em uma punição para a alemã por falta de combatividade, fechando o primeiro round com um placar de 1 a 0 para a brasileira.

No segundo round, a brasileira mostrou toda sua superioridade ao projetar a adversária no tapete, acumulando quatro pontos e quase finalizando a luta com um “touch” (encostamento). Contudo, mesmo sem conseguir o “touch”, Penalber não diminuiu o ritmo e aplicou mais uma queda, assegurando mais dois pontos e fechando o combate em 7 a 0.

Refletindo sobre a vitória e o próximo desafio, Giulia mencionou a preparação intensiva e a familiaridade com a adversária alemã. “Nós treinamos muito com os alemães, inclusive recentemente estive na Alemanha treinando contra ela. No primeiro round, percebi que ela estava se defendendo muito dos meus ataques, então fui mais cautelosa. Mas no segundo round, ela teve que se abrir, e isso me deu oportunidade de usar minha técnica com mais eficácia”, explicou.

Sobre a luta que decidiu a medalha de bronze contra a chinesa Kexin Hong, Penalber reconhece a dificuldade do confronto, mas manteve uma perspectiva de otimismo. “Ela é uma atleta muito forte, técnica e rápida. Nos últimos confrontos, não tive bons resultados contra ela, mas hoje é um novo dia, e nos Jogos Olímpicos, tudo é diferente. Eu acredito na magia dos Jogos, estou confiante na minha estratégia e vou dar o meu máximo para apresentar a melhor versão de mim mesma”, finalizou.

Com essa determinação e perspectiva positiva, Giulia Penalber carrega não só suas expectativas pessoais, mas também a esperança de todo um país que anseia por uma inédita medalha olímpica no wrestling. A luta pela medalha de bronze promete ser um momento histórico para o Brasil em Paris 2024.

Com informações do Comitê Olimpico do Brasil
Legenda Foto: Time BrasilGiullia Penalber avança e Brasil vai disputar medalha no wrestling pela primeira vez na história dos Jogos OlímpicosBrasileira passa pela repescagem e vai lutar pelo bronze na categoria até 57kgGiulia Penalber vence a sua repescagem e vai disputar o bronze. Fotos: Luiza Moraes/COBTagsJogos Olímpicos Paris 2024Navegue por tópicosA brasileira Giullia Penalber avançou para a disputa da medalha de bronze no wrestling e já fez história para o Brasil em Paris 2024. Nesta sexta-feira (09), a lutadora venceu a repescagem da categoria até 57kg diante da alemã Sandra Paruszewski (7 a 0) e colocou o país pela primeira vez em uma disputa de medalha na modalidade na história dos Jogos. Ela volta a competir ainda nesta sexta pela medalha, contra a chinesa Kexin Hong.“Fiquei feliz com essa vitória porque me levou para a disputa da medalha de bronze. O wrestling nunca tinha disputado uma medalha nos Jogos Olímpicos, então estou muito feliz de poder estar representando todo mundo da modalidade aqui. Foco total no bronze. Hoje é um novo dia, uma nova Giullia, vou dar o meu melhor e me divertir”, analisou Giullia após a vitória.A repescagem colocou Giullia frente a uma atleta bastante conhecida, uma vez que a brasileira costuma treinar com a alemã. O combate, então, começou bem estudado entre ambas, mesmo com Giullia tendo mais ações. O controle da brasileira forçou uma punição para Paruszewski por falta de combatividade no primeiro round, que terminou com o placar de 1 a 0 para a brasileira.No início do segundo round, Giullia se impôs de vez. Ela logo projetou a adversária no tapete (4 pontos) e por pouco não conseguiu o touch (encostamento), que encerraria o combate. No fim, a brasileira  ainda aplicou mais uma queda e obteve mais dois pontos para sacramentar a vitória em 7 a 0.Giulia Penalber vence a sua repescagem e vai disputar o bronze. Fotos: Luiza Moraes/COB“A gente treina muito com eles (alemães), inclusive recentemente estive na Alemanha treinando contra ela. No primeiro round percebi que ela estava se escondendo dos meus ataques, por isso fiz uma luta mais cautelosa. Mas no segundo round ela teve que abrir, o que me deu espaço para aplicar minha técnica”, avaliou Giullia, também comentando sobre o confronto difícil contra a chinesa Kexin Hong na disputa do bronze.“É uma atleta muito dura, técnica e rápida. Não tive um saldo positivo com ela nos últimos confrontos, mas hoje é um novo dia. Estamos nos Jogos Olímpicos e isso não conta nada do que veio antes. Existe uma magia diferente. Acredito nessa magia e vou com uma estratégia diferente para neutralizá-la da melhor forma que puder e apresentar a melhor Giullia que tiver para poder ganhar essa medalha”, finalizou.TagsJogos Olímpicos Paris 2024

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade