Brasil faz história ao retornar à final feminina de revezamento após duas décadas em Paris 2024
A seleção brasileira feminina de natação conseguiu um feito histórico: voltou a uma final olímpica no revezamento 4x200m após 20 anos. Na manhã desta quinta-feira (1), as atletas conquistaram a vaga para a decisão ao terminarem a série classificatória na segunda posição e em quinto lugar geral, com o tempo de 7min52s81. Essa marca ficou a meros um décimo do recorde sul-americano de 7min52s71, estabelecido no Campeonato Mundial de Doha, em 2024.
Maria Fernanda Costa foi a responsável por abrir a prova com um tempo de 1min56s89, seguida por Stephanie Balduccini, que registrou 1min57s93. Maria Paula Heitmann completou o trecho em 1min59s43 e Gabrielle Roncatto fechou em 1min58s56, quase superando a equipe dos Estados Unidos, vitoriosa na bateria com 7min52s71. Essa foi a quarta final olímpica da natação brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 e a terceira para as mulheres.
Na final, as brasileiras repetiram a colocação dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, terminando em sétimo lugar com um tempo de 7min52s90. "Somos sétimas do mundo. As pessoas podem achar que isso não é exatamente incrível, mas a gente é sétima do mundo, vamos repetir aí. Estou bem feliz, acho que as meninas nadaram muito bem, estou feliz com meu tempo. Foi um ano complicado, falo por mim mesma; passei por várias coisas, inclusive uma apendicite. Então, de estar parada no hospital, sem sair por três dias, para hoje ser sétima do mundo com as meninas, fico muito feliz individualmente", disse Stephanie Balduccini.
No masculino, Guilherme Caribé foi o primeiro representante brasileiro a participar da classificatória dos 50m livres. Nadando na raia 6, ele registrou 22.31 segundos e terminou em sexto lugar na série e 23º na classificação geral.
Atletismo: Brasil fica sem medalhas na marcha atlética feminina
Na marcha atlética feminina, o Brasil não conseguiu subir ao pódio. Três brasileiras competiram, com Erica Sena sendo a melhor colocada, terminando em 13º lugar com 1h29min32s. Viviane Lyra ficou em 19º lugar com 1h30min31s, enquanto Gabriela Sousa terminou em 36º com 1h35min50s. A chinesa Yang Jiayu conquistou o ouro, seguida pela espanhola Maria Perez e pela australiana Jemima Montag.
Hipismo: Brasil é desclassificado na disputa de salto por equipes
O time de hipismo brasileiro sofreu uma dura eliminação na luta por medalhas nos saltos por equipes devido a problemas na espora do cavalo de Pedro Veniss. A equipe vinha bem, mas não conseguiu avançar após esse imprevisto. Pedro Veniss, com o cavalo Nimrod de Muze, completou o percurso sem faltas, deixando o Brasil em 5º lugar. Stephan Barcha, com Primavera, acumulou quatro penalidades, eliminando o time. Rodrigo Pessoa nem chegou a competir, ficando também fora da disputa individual.
Tiro Esportivo: Geovana Meyer não avança à fase final
Geovana Meyer, representando o Brasil no tiro esportivo, não conseguiu se classificar para a fase final na categoria carabina 3 posições 50m, terminando em 22ª entre 32 atletas com 581 pontos. Ela também competiu na categoria carabina 10m, onde ficou em 38ª posição na fase classificatória.
Vôlei de Praia: André e George sofrem segunda derrota
No vôlei de praia, a dupla André e George sofreu sua segunda derrota nos Jogos Olímpicos, perdendo para os americanos Partain e Benesh por 2 a 1. Com uma vitória na competição, eles agora esperam os resultados de outros jogos para determinar seu destino no torneio.
Canoagem: Pepê Gonçalves fora da final no K1
Pepê Gonçalves não conseguiu avançar para a final no K1 da canoagem slalom. Ele cometeu várias faltas, resultando em 56 segundos adicionais ao seu tempo, finalizando na 20ª posição. Pepê e Ana Sátila ainda têm chances na modalidade caiaque cross, estreante em Paris 2024.
Boxe: Brasileiros não avançam em três combates
No boxe, os brasileiros não obtiveram sucesso em três combates realizados. Keno Marley perdeu para Lazizbek Mullojonov nas quartas-de-final na categoria até 92kg. Nas oitavas-de-final, Caroline de Almeida foi derrotada por Nazym Kyzaibay na categoria até 50kg, e Bárbara Santos foi superada por Nien Chen na categoria até 66kg.
Com informações do Comitê Olimpico do Brasil
Legenda Foto: [rule_2_plain]