O projeto Creche Segura, que tem como principal objetivo capacitar servidores responsáveis por creches em Alagoas em primeiros socorros, já alcançou cerca de 3 mil profissionais em aproximadamente 49 municípios do estado. A iniciativa, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Primeira Infância de Alagoas (Cria), o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), visa garantir a segurança das crianças matriculadas nas creches.
As capacitações oferecidas pelo projeto abrangem orientações sobre como agir diante de situações de emergência, como engasgos, crises convulsivas, paradas cardíacas, choques elétricos, entre outras eventualidades que demandem intervenção rápida e eficaz. A secretária da Primeira Infância de Alagoas, Caroline Leite, ressalta a importância do Creche Segura na proteção das crianças e destaca a abrangência do projeto, que conta com o apoio de outras secretarias e órgãos públicos.
A parceria com o Corpo de Bombeiros e o Samu tem sido fundamental para o sucesso do projeto, segundo Caroline Leite. O tenente do Corpo de Bombeiros de Alagoas, Anibal Junior, um dos responsáveis pelas capacitações, enfatiza a importância de ensinar os servidores a lidar com situações de emergência, incluindo princípios básicos de primeiros socorros e o manuseio de extintores.
Em 2024, as ações do Creche Segura alcançaram diversos municípios alagoanos, como Jacuípe, Jundiá, Porto Calvo, Flexeiras, Messias, São Luís do Quitunde, Campestre, entre outros. A coordenadora do Samu Maceió, Beatriz Santana, destaca a contribuição diversificada de profissionais para garantir uma capacitação mais abrangente.
O Projeto Creche Segura atende a uma exigência da Lei Lucas (Lei 13.722/2018), que determina a capacitação de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino e recreação infantil em primeiros socorros. A legislação é uma homenagem ao estudante Lucas Begalli, que faleceu aos 10 anos por falta de atendimento adequado em uma situação de engasgo. A importância do projeto se destaca não apenas na capacitação dos servidores, mas também no compromisso do Governo de Alagoas com a segurança e proteção das crianças na primeira infância.
Com informações e fotos da Sesau/AL