logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Provas do Concurso Unificado começam a ser distribuídas em agosto para mais de 2 milhões

COMPARTILHE

O Concurso Público Nacional Unificado (CNPU) está prestes a começar, com a distribuição das provas marcada para ter início em 3 de agosto. Ao todo, mais de 2,1 milhões de candidatos participarão do concurso, que será realizado em 228 cidades de todo o país.

Segundo informações do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pela aplicação do concurso, as provas estão armazenadas em um local seguro, certificado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que também já foi utilizado para guardar provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em edições anteriores.

Desde o adiamento do concurso, que inicialmente estava previsto para o dia 5 de maio devido às condições climáticas adversas no Rio Grande do Sul, os mais de 18,7 mil malotes de provas permanecem guardados há cerca de três meses. Agora, a logística de distribuição das provas será iniciada no próximo dia 3 de agosto, com os envelopes sendo encaminhados aos armazéns centrais dos Correios em cada estado, permanecendo lá até a véspera da aplicação, em 17 de agosto.

Após a chegada dos malotes de provas aos estados, inicia-se a etapa de interiorização dos documentos, que consiste no transporte das provas para os municípios onde serão aplicadas. O coordenador-geral de Logística do CNPU do MGI, Alexandre Retamal, explica que, no dia das provas, a Polícia Rodoviária Federal estará nas estradas para facilitar esses deslocamentos e garantir a segurança do transporte.

Além disso, durante a realização das provas, serão adotadas medidas de segurança extras, como a coleta de digitais e o exame grafológico de todos os participantes, a fim de garantir a idoneidade do concurso e evitar possíveis fraudes. O novo cronograma completo do Concurso Unificado prevê a divulgação do cartão de confirmação de inscrição em 7 de agosto, com os detalhes sobre os locais de provas, e a divulgação dos resultados finais em 21 de novembro, com a previsão de posse nos cargos públicos para janeiro de 2025. A democratização de acesso ao concurso e a segurança dos candidatos são prioridades para o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Com informações da EBC
Fotos: © Arte/EBC / EBC

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade