Aos 24 anos, Bruna Takahashi chega aos Jogos Olímpicos Paris 2024 como a tenista de mesa brasileira mais bem ranqueada da história no cenário feminino. Tendo estreado como reserva na Rio 2016 e se consolidado como titular no individual e por equipes em Tóquio 2020, Bruna, atualmente a 20ª do mundo, está determinada a conquistar sua primeira vitória no maior palco esportivo do mundo. Com uma trajetória de ascensão, ela se sente pronta para enfrentar este novo desafio.
“Tudo é uma questão de subir cada degrau. Jogar na Bundesliga foi uma oportunidade incrível que me permitiu disputar partidas com adversárias diversas e incorporar novos elementos no meu jogo. Nos torneios WTT, tive um desempenho excelente que me trouxe muita confiança para os Jogos Olímpicos. Nunca gostei de criar grandes expectativas para minhas competições. Notei que sempre jogo melhor quando estou mais relaxada. Então, meu foco agora é manter a calma e entrar na competição da forma mais tranquila possível”, declarou Bruna Takahashi.
A competição de tênis de mesa brasileiro tem início neste sábado, 27, no pavilhão 4 da Arena Paris Sud. Bruna enfrentará a nigeriana Offiong Edem, número 112 do ranking, e também competirá ao lado de Vitor Ishiy nas duplas mistas contra a dupla espanhola. “Apesar do ranking da jogadora nigeriana ser um pouco mais baixo que o meu, todos aqui jogam muito bem, então é necessário entrar focada e confiante. Estar entre as top 16 me deu uma vantagem no chaveamento inicial, evitando enfrentar de cara competidoras da China ou do Japão, o que me deixa mais segura para essa primeira rodada”, revelou Bruna.
Atualmente vivendo e treinando na Alemanha, Bruna já assegurou seu lugar no cenário internacional, acumulando conquistas notáveis. Nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023, ela conquistou medalhas no individual, nas duplas mistas e femininas, e por equipes, totalizando oito medalhas no histórico da competição, um feito inédito para uma atleta brasileira. Na final feminina, Bruna protagonizou um dos momentos mais memoráveis ao ser consolada por sua amiga e adversária, Adriana Díaz, após uma disputa acirrada que terminou em 4 a 3 para a porto-riquenha. A foto do emocionante abraço entre as oponentes simbolizou o espírito esportivo e virou um ícone mundial.
Outro momento marcante desses jogos foi quando Giulia Takahashi, chorando de emoção, falou sobre a oportunidade de competir ao lado de sua irmã mais velha. Em Paris 2024, Bruna e Giulia estarão juntas pela primeira vez nos Jogos Olímpicos em ambas as categorias, individual e equipe feminina. “Estou me sentindo extremamente realizada. Desde criança, sonhava em competir nas Olimpíadas ao lado da minha irmã. Estou muito feliz com minha transição do juvenil para o adulto e sei que estou no caminho certo. Espero disputar muitas outras Olimpíadas com Bruna”, expressou Giulia, que enfrentará a número 1 do mundo, a chinesa Sun Yingsha, em sua estreia.
Confira as partidas de estreia do tênis de mesa brasileiro em Paris:
Simples masculino:
– Primeira rodada: Hugo Calderano (Brasil) x Andy Pereira (Cuba)
– Primeira rodada: Vitor Ishiy (Brasil) x Nicholas Lum (Austrália)
Simples feminino:
– Primeira rodada: Giulia Takahashi (Brasil) x Sun Yingsha (China)
– Primeira rodada: Bruna Takahashi (Brasil) x Offiong Edem (Nigéria)
Duplas mistas:
– Oitavas de final: Bruna Takahashi/Vitor Ishiy x Maria Xiao/Alvaro Robles (Espanha)
Equipe masculina:
– Oitavas de final: Brasil x Portugal
Equipe feminina:
– Oitavas de final: Brasil x Coreia do Sul
Com informações do Comitê Olimpico do Brasil
Legenda Foto: [rule_2_plain]