O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizou uma missão técnica em Havana, Cuba, com o objetivo de analisar e planejar a implementação de projetos bilaterais entre os dois países. A ação teve como foco auxiliar na recuperação de áreas degradadas e no desenvolvimento sustentável da agropecuária cubana, assim como no aprimoramento de sistemas agropecuários em ambas as nações.
Durante a semana, os gestores do Mapa visitaram propriedades rurais de pecuária bovina e caprina nas regiões de Mayabeque e Matanzas, onde puderam ver de perto o trabalho realizado com caprinos para controlar a proliferação do marabu, um arbusto responsável pela contaminação de uma parte significativa das terras agricultáveis em Cuba.
De acordo com Rodrigo Almeida, coordenador-geral do Departamento de Reflorestamento e Recuperação de Áreas Degradadas da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, a cooperação entre os dois países busca ampliar a segurança alimentar e nutricional da população cubana, ao mesmo tempo em que oferece uma oportunidade de aprimorar as políticas públicas e tecnologias agrícolas sustentáveis no Brasil. Esses projetos também fortalecem a presença internacional do Ministério da Agricultura na América Central e Caribe, por meio de ações de cooperação técnica.
A delegação brasileira contou com a presença do coordenador de Cooperação Internacional da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais, Lucas Fiuza, o coordenador de Recuperação de Áreas Degradas, Eudóxio Oliveira, e o pesquisador da Embrapa, Alexandre Barcellos.
Essa iniciativa visa fortalecer o intercâmbio de conhecimentos e práticas entre os dois países, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da agropecuária cubana e para aprimorar as políticas e tecnologias agrícolas no Brasil.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária












