A greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já completou três dias e, apesar de o órgão afirmar que os serviços prestados à população não foram significativamente afetados, está orientando os segurados a utilizarem os serviços digitais disponíveis. O site Meu INSS oferece mais de 100 tipos de agendamentos que podem ser realizados de forma online, assim como a versão do aplicativo para celular e a central telefônica de atendimento 135, que funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
Uma das orientações do INSS é para os segurados que necessitam de atendimento pericial para a obtenção do auxílio-doença, que utilizem o Atestmed, um serviço de avaliação remota de documentos que promete agilizar o processo e diminuir a burocracia, dispensando a realização de perícia presencial. Para os casos em que a perícia médica já está agendada, é possível solicitar a conversão do agendamento para o Atestmed. Já para os demais casos, a recomendação é reagendar o atendimento através do 135 ou Meu INSS.
Além das questões relacionadas à greve dos servidores do INSS, as reivindicações incluem a recomposição de perdas salariais dos últimos anos, a reestruturação e reconhecimento da carreira do Seguro Social como típica de Estado, o cumprimento de acordos anteriores, níveis superiores para ingresso de Técnicos do Seguro Social, entre outras demandas.
Um novo balanço sobre o impacto da paralisação será divulgado em breve, enquanto o INSS continua orientando os segurados a utilizarem os serviços digitais disponíveis para evitar transtornos durante a greve dos servidores.
Com informações da EBC
Fotos: © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil / EBC