O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) emitiu um comunicado informando que 19 marcas de café torrado foram desclassificadas devido à presença de matérias estranhas e impurezas acima dos limites permitidos pela legislação vigente. Esses produtos considerados impróprios para consumo deverão ser recolhidos pelas empresas responsáveis, conforme previsto no Decreto 6.268/2007.
Essa ação ocorre como parte dos desdobramentos da Operação Valoriza, que realizou fiscalizações em todo o país entre os dias 18 e 28 de março de 2024, coletando 168 amostras de café. O Mapa orienta aos consumidores que tenham adquirido esses produtos a interromper o consumo e solicitar a substituição de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.
Além disso, o Ministério solicita que qualquer identificação de venda dessas marcas seja comunicada imediatamente através do canal oficial Fala.BR, fornecendo informações sobre o estabelecimento e endereço de aquisição do produto. As fiscalizações de café torrado e moído no mercado interno são realizadas pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov) da Secretaria de Defesa Agropecuária.
Hugo Caruso, diretor do Dipov, ressalta a importância das ações rigorosas para garantir a conformidade com as normas e evitar a chegada de impurezas prejudiciais aos consumidores. O Mapa reforça seu compromisso com a segurança alimentar e seguirá atuando em todo o Brasil para coibir irregularidades e garantir a integridade e confiança dos consumidores na indústria de café.
Os consumidores devem ficar atentos às marcas e lotes de café torrado impróprios para consumo, listados no documento oficial divulgado pelo Mapa. É essencial verificar se os estabelecimentos torrefadores estão devidamente registrados no Ministério da Agricultura e Pecuária, a fim de garantir a qualidade e segurança dos produtos disponíveis no mercado. Dicas de como identificar possíveis fraudes e informações adicionais podem ser obtidas através do contato com a imprensa do Mapa.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária