O governo brasileiro recebeu com entusiasmo a notícia de que o governo mexicano autorizou a exportação de material genético avícola (pintos de um dia) para o México. Essa autorização representa uma oportunidade promissora para o Brasil, visto que em 2023 o México importou mais de US$ 850 mil desse produto.
Além disso, juntamente com essa nova abertura, o Brasil já havia obtido autorizações anteriores para exportar material genético asinino, pepsina suína, óleo de aves e óleo de peixes destinados à alimentação animal para o México.
No decorrer dos primeiros cinco meses deste ano, o México importou mais de US$ 1,3 bilhão em produtos agrícolas do Brasil, tornando-se o oitavo maior destino das exportações do setor brasileiro. Destacam-se nesse cenário produtos do complexo soja, produtos florestais e carnes.
Em 2024, o Brasil já abriu 73 mercados em 30 países, totalizando 151 novos mercados em 52 países desde o início de 2023. Esses resultados positivos são fruto do trabalho conjunto do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Para mais informações, a imprensa pode contatar através do e-mail imprensa@agro.gov.br.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária