logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Focos de incêndio no Pantanal investigados pela PF; ação humana é a causa principal

COMPARTILHE

A ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, anunciou que a Polícia Federal (PF) está investigando pelo menos 18 a 19 focos de incêndio no Pantanal, com o objetivo de determinar a autoria desse desastre ambiental. Em entrevista coletiva realizada no Palácio do Planalto, a ministra destacou que a ação humana é a principal responsável pela devastação sem precedentes que vem ocorrendo no bioma.

De acordo com as informações dos órgãos ambientais, 85% dos incêndios estão ocorrendo em áreas particulares e não são causados por descargas de raios, como muitos acreditam. Com base nesses dados, as autoridades policiais estão investigando se os incêndios foram criminosos, já que a situação é considerada desoladora por Marina Silva.

A seca severa vivenciada na região do Pantanal tem contribuído para a propagação do fogo, que historicamente se intensifica no mês de agosto. No entanto, este ano, os incêndios têm sido registrados mais precocemente, com mais de 3,8 mil focos de calor e mais de 700 mil hectares devastados. Para combater essas queimadas, mais de 250 agentes federais, incluindo brigadistas e a Força Nacional, estão atuando na região, com a promessa de permanecerem por 60 dias.

Recentemente, o governo federal liberou R$ 100 milhões para ações do Ibama e do ICMBio no Pantanal, enquanto o estado de Mato Grosso do Sul decretou situação de emergência nos municípios afetados. Com duas bases montadas na região, o governo visa concentrar esforços logísticos, monitorar as áreas atingidas e acompanhar de perto a evolução dos focos de incêndio.

A ministra destacou que é fundamental esperar pelas investigações da Justiça para identificar os responsáveis e avaliar se houve negligência ou dolo por parte dos proprietários das terras afetadas. Enquanto isso, a comunidade quilombola Kalunga, de Goiás, também se mobilizou para ajudar no combate aos incêndios, exemplificando a colaboração de diversos setores da sociedade para enfrentar essa crise ambiental.

Com informações da EBC
Fotos: © Marcelo Camargo/Agência Brasil / EBC

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade