logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Hemoal realiza ação educativa em homenagem ao Dia Mundial da Doença Falciforme

COMPARTILHE

No dia 17 de junho de 2024, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realizou uma ação educativa voltada para os portadores da doença falciforme que são assistidos no Núcleo de Hematologia. O evento aconteceu no auditório da Unidade Via Expressa, localizada no bairro Cidade Universitária, em Maceió, e teve como objetivo conscientizar a população sobre a doença em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme, celebrado em 19 de junho.

A doença falciforme é caracterizada por alterações nas hemácias, que assumem o formato de uma foice, dificultando a circulação sanguínea e a oxigenação dos tecidos. Trata-se de uma condição genético-hereditária, na qual o portador pode levar uma vida normal se seguir corretamente o tratamento prescrito pela equipe multidisciplinar do Hemoal.

O diagnóstico da doença ocorre nos primeiros dias de vida por meio do Teste do Pezinho, disponível nos 102 municípios alagoanos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Após o diagnóstico e o encaminhamento adequado, os bebês diagnosticados são encaminhados para o Núcleo de Hematologia do Hemoal, onde recebem todo o suporte necessário.

Durante o evento, os participantes puderam realizar atividades físicas orientadas pela equipe de fisioterapia, receber informações sobre os medicamentos utilizados no tratamento, esclarecer mitos relacionados à doença e aprender sobre a importância da nutrição adequada para controlar os sintomas da doença. Além disso, a hematologista Patrícia Pinto orientou os pacientes e seus familiares sobre como agir em situações de urgência e emergência hematológica.

Um dos pacientes, Sidney Santos, membro da Associação das Pessoas com Hemoglobinopatias de Alagoas (Aphal), destacou a qualidade da assistência prestada pelo Hemoal aos portadores da doença no estado. Ele ressaltou a importância da equipe multidisciplinar qualificada e pronta para atender às necessidades dos pacientes, garantindo uma vida com qualidade e sem complicações.

Portanto, a ação educativa promovida pelo Hemoal em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme foi fundamental para disseminar informações sobre a doença, promover a conscientização da população e oferecer suporte aos portadores para uma melhor qualidade de vida.

Com informações e fotos da Sesau/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade