O Aeroporto Internacional Salgado Filho, localizado em Porto Alegre (RS), tem previsão para reabrir suas operações na segunda quinzena de dezembro, depois de ter sido fechado devido às inundações que ocorreram no início de maio deste ano. A notícia sobre essa possível reabertura foi divulgada pelo ministro da Secretaria Extraordinária da Presidência da República de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, em uma entrevista nesta última segunda-feira (3).
No entanto, a confirmação dessa previsão de reabertura vai depender da conclusão da análise técnica da pista de pousos e decolagens do aeroporto, o que está previsto para ocorrer no mês de julho. A suspensão das operações no aeroporto completou 30 dias e foi feita pela empresa concessionária Fraport Brasil por tempo indeterminado. Em uma resposta à Agência Brasil, a empresa confirmou as declarações feitas pelo ministro e destacou que, no momento, não é possível garantir uma data precisa para a reabertura, porém há uma expectativa de que isso ocorra em dezembro, caso as avaliações técnicas sejam positivas.
A Fraport Brasil informou que iniciou os testes e sondagens necessários para avaliar a resistência do solo da pista do aeroporto, considerando o acúmulo de água durante as últimas semanas. Esse período de testes deve durar cerca de 45 dias e, com base nos resultados obtidos, será possível definir as intervenções necessárias na pista. Além disso, o processo de limpeza da pista foi iniciado para retirar entulhos e detritos que foram acumulados devido às inundações.
Paulo Pimenta ressaltou a importância estratégica da rápida reabertura do Aeroporto Salgado Filho para a logística e a economia do Rio Grande do Sul. Ele reforçou a necessidade de um acompanhamento constante e meticuloso desse processo, por isso, anunciou a criação de uma sala permanente de acompanhamento dentro da pasta que comanda. A ideia é garantir que a concessionária e demais órgãos competentes avancem nas discussões para restabelecer o equilíbrio do contrato de concessão do aeroporto.
Com informações da EBC
Fotos: © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil / EBC