Profissionais de saúde que foram selecionados como preceptores do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) Equidade, e que irão atuar no Cesmac, tiveram um acolhimento caloroso por parte da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió. A principal pauta do encontro foi o alinhamento de questões administrativas e a definição das atividades que serão desenvolvidas pelos profissionais em parceria com a instituição de ensino superior e a saúde do município.
A SMS, através do seu secretário Luiz Romero Farias, formalizou um termo de cooperação com quatro instituições de ensino superior para contribuir, nos próximos dois anos, com ações formativas e educativas focadas em questões de gênero, raça, etnia e suas interseccionalidades, por meio do PET-Saúde Equidade, conforme explicou Tereza Carvalho, técnica da SMS e uma das coordenadoras do projeto.
Nesta 11ª edição do PET-Saúde, a SMS conta com a parceria da UNEAL e Uncisal, sob a coordenação de Camila Alves; Cesmac, sob a coordenação de Jéssica Oliveira; e Ufal, sob a coordenação de Teresa Carvalho. Todos os projetos aprovados pelo Ministério da Saúde foram previamente alinhados com a equipe de planejamento da SMS e tiveram início no dia 2 de maio, com previsão de duração de dois anos.
O PET-Saúde Equidade envolve três projetos de quatro Instituições de Ensino Superior, contando com a participação de 30 professoras-bolsistas, quatro voluntárias, 30 preceptores-bolsistas, 15 voluntários e 120 estudantes das áreas de saúde, ciências sociais e humanas. O objetivo dessas ações é ampliar o conhecimento e fortalecer o programa de equidade para os trabalhadores e futuros trabalhadores do SUS, conforme estabelecido na portaria GM/MS Nº 230, de 7 de março de 2023.
O PET-Saúde é um programa que integra a agenda dos recursos humanos em saúde do Brasil há 15 anos e busca contribuir com a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS). Conduzido pelo Ministério da Saúde, o programa tem como foco a qualificação da integração do ensino com a realidade dos serviços de saúde, visando aprimorar as competências dos profissionais da saúde, dos docentes das universidades e dos estudantes dos cursos de graduação na área da saúde.
Em resumo, o PET-Saúde é uma iniciativa voltada para o fortalecimento do ensino, pesquisa, extensão e participação social, com o objetivo de promover a formação e o desenvolvimento de profissionais qualificados para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS).