Nesta quinta-feira (16), o Dia do Gari é celebrado em homenagem aos profissionais que dedicam suas vidas ao serviço essencial de limpeza urbana. Entre esses trabalhadores está Alan Barros Chaves, também conhecido como o “gari cantor”, que atua na limpeza da orla da capital há 10 anos. Alan não se limita apenas a recolher resíduos, ele também alegra seus colegas de trabalho e transeuntes com sua paixão pela música, cantarolando canções populares do país.
Com seu carisma e talento musical, Alan conquistou certa fama entre os turistas que passam pela região, que costumam fazer vídeos e fotos com o “gari cantor”. Além disso, ele já foi destaque em programas de televisão, mostrando que a arte e a dedicação estão presentes em todas as profissões, inclusive na de gari.
Em entrevista, Alan ressalta a importância e dignidade da profissão de gari, destacando a gratificação de realizar um trabalho com amor e dedicação. Ele também faz um apelo aos cidadãos para valorizarem o trabalho dos garis e lembra a importância de manter a cidade limpa e organizada para o bem-estar de todos.
A limpeza urbana em Maceió é coordenada pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (ALURB), que conta com mais de 1000 garis, homens e mulheres, que se dedicam diariamente para manter a cidade limpa e agradável para seus moradores e visitantes. O diretor-presidente da ALURB, Moacir Teófilo, destaca a importância do Dia do Gari como uma data para conscientização sobre o respeito e a valorização desses profissionais, bem como a responsabilidade de cada cidadão em contribuir para a limpeza urbana.
A celebração do Dia do Gari não se limita a uma data específica, mas deve ser uma prática constante ao longo do ano. A colaboração de todos é essencial para manter a cidade limpa e organizada, valorizando o trabalho dos garis e contribuindo para um ambiente mais saudável e acolhedor para todos os cidadãos.













