logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Baixa adesão à vacinação infantil em Maceió preocupa autoridades de saúde; apenas 1,94% das crianças totalmente imunizadas.

COMPARTILHE

Crianças de 6 meses a menores de 5 anos atingiram somente 1,94% de imunização completa. Foto: Ascom SMS

Desde 2021, a Prefeitura de Maceió tem se dedicado incansavelmente à vacinação contra a Covid-19, demonstrando, através de números, o crescente engajamento dos maceioenses na imunização. Atualmente, a capital alagoana comemora a expressiva marca de 72,18% da população totalmente vacinada. No entanto, um cenário preocupante ainda persiste: a baixa adesão à vacinação entre o público infantil.

De acordo com dados recentes da Coordenação Técnica de Imunização de Maceió, a campanha de vacinação iniciada em 2023 para o público infantil de 6 meses a menores de 5 anos registrou apenas 1,94% de imunização completa. Apenas 16,98% das crianças dessa faixa etária receberam a primeira dose, enquanto somente 8,48% completaram o esquema vacinal com a segunda dose. Esses números estão muito aquém da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que visa imunizar pelo menos 90% das 52.023 crianças nessa faixa etária em Maceió.

Outra faixa etária que demanda atenção é a das crianças de 5 a 11 anos, com apenas 40,54% do público infantil vacinado com a primeira e segunda dose, segundo o vacinômetro. Essa baixa cobertura vacinal para as crianças reflete diretamente na incidência da doença, como aponta o último Boletim Mensal dos Casos de Covid-19 em Maceió, que confirmou 630 casos em crianças menores de um ano e 2.903 casos na faixa etária de 1 a 9 anos em 2024.

Diante desse cenário preocupante, o médico infectologista do Município, Renee Oliveira, ressaltou a importância da vacinação infantil contra a Covid-19. Ele alertou que as crianças correm um risco elevado de complicações e morte quando infectadas pelo vírus, além de serem potenciais transmissores da doença para seus familiares. Oliveira salientou ainda que a Covid-19 pode resultar em casos de Covid Longa em crianças, com sintomas persistentes mesmo após a recuperação dos estágios iniciais da infecção.

Para garantir a vacinação desse público, é necessário que as crianças estejam acompanhadas dos pais, que devem apresentar documentos de identificação próprios e das crianças, como RG, Certidão de Nascimento, Caderneta de Vacinação e CPF ou Cartão SUS. Diversos locais em Maceió estão disponíveis para a vacinação infantil, tornando o acesso à imunização mais fácil e acessível para a população.

Em suma, a baixa adesão à vacinação infantil contra a Covid-19 em Maceió é um desafio que precisa ser enfrentado com urgência, visando a proteção da saúde das crianças e da comunidade como um todo. A conscientização e o apoio das autoridades e da população são essenciais para garantir uma cobertura vacinal adequada e combater eficazmente a propagação do vírus na capital alagoana.

Por fim, é fundamental que as famílias se mobilizem e busquem a imunização de seus filhos, seguindo as orientações das autoridades de saúde e aproveitando as facilidades oferecidas nos diversos pontos de vacinação disponíveis em Maceió. A prevenção é o melhor caminho para proteger a saúde e o bem-estar de todos.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade