Na última terça-feira, representantes da Prefeitura de Penedo, do Sebrae e da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) se reuniram para discutir ações conjuntas que visam a contratação de Microempreendedores Individuais (MEIs) na região. A UFAL, que possui uma unidade local em Penedo vinculada administrativamente ao campus de Arapiraca, enfrenta desafios logísticos devido à necessidade de deslocar pessoal do Agreste para o Baixo São Francisco para serviços de manutenção.
Com o objetivo de agilizar a resolução de problemas que demandam correção imediata, a UFAL lançará um credenciamento para a contratação de profissionais como eletricistas, pintores, pedreiros e encanadores, todos formalizados como MEI. Para facilitar o acesso dos microempreendedores de Penedo a esse credenciamento, o governo local irá promover capacitações por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (SEDECIN).
A orientação para participar do processo de credenciamento será feita pela Sala do Empreendedor, que também fornecerá informações sobre profissionais cadastrados nas áreas especificadas pela UFAL. Até o momento, não está definido se o procedimento de credenciamento será realizado de forma virtual ou presencial.
Além disso, a gestão Penedo, Crescendo Com Seu Povo, tem investido no programa de qualificação da mão de obra local, oferecendo cursos profissionalizantes gratuitos em parceria com empresas do Sistema S (SESI, SENAI, SESC, SENAC e SENAR). Essas iniciativas visam preparar a população de Penedo para o mercado de trabalho e fomentar o empreendedorismo na região.
Portanto, a união de esforços entre a Prefeitura, o Sebrae e a UFAL promete trazer benefícios tanto para os microempreendedores locais quanto para a comunidade de Penedo como um todo.
Com Informações: Prefeitura de Penedo