A inclusão de pessoas com deficiência no esporte é uma prática fundamental para promover a igualdade e a acessibilidade. Em Arapiraca, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte (SMESP), está incentivando a prática da bocha paralímpica como forma de estimular a coordenação motora e sensorial dos atletas com deficiência física e cerebral.
No Ginásio Poliesportivo Acebílio Vieira Leite, localizado no bairro Baixa Grande, a bocha tem sido uma modalidade esportiva em destaque. O secretário de Esporte, Josenildo Souza, ressaltou a importância de ampliar a participação de pessoas com deficiência na prática esportiva, seguindo a determinação do prefeito Luciano Barbosa.
Atualmente, dois atletas de Arapiraca se destacam na modalidade de bocha. Alex Guedes da Silva, de 31 anos, e Arthur Henrique Sales de Oliveira, de 24 anos, são exemplos de dedicação e talento, sendo Arthur o atual campeão alagoano de bocha na categoria BC3.
Sob a coordenação do professor de Educação Física e da Gerência da Saúde e Qualidade de Vida, Rodolfo Calmon, os atletas arapiraquenses praticam o esporte todas as quartas-feiras, buscando melhorar suas habilidades e competir em futuras competições.
As aulas de bocha são realizadas no Ginásio Acebílio Leite, com cada jogador recebendo seis bolas azuis ou vermelhas para se aproximarem da bola branca, conhecida como bolim. O objetivo do jogo é ter o maior número de bolas próximas ao alvo para vencer a partida.
Para participar da prática da bocha, os interessados podem entrar em contato com o professor Rodolfo Calmon pelo número (82) 9.9968-0116 e se juntar a essa iniciativa inclusiva e esportiva que está transformando vidas em Arapiraca.
Com Informações: Prefeitura de Arapiraca