logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Maceió comemora 30 anos do Método Canguru, salvando vidas de bebês prematuros e de alto risco.

COMPARTILHE

Método Canguru salva vida de bebês prematuros. Foto: Reprodução Internet

No dia 15 de maio, comemora-se a celebração internacional do Método Canguru, uma Política Nacional de Saúde que completa 30 anos no Brasil em 2024. Essa prática tem sido fundamental para salvar a vida de bebês prematuros e de alto risco, integrando ações voltadas para a qualidade de vida dos recém-nascidos.

O Método Canguru foi oficialmente incorporado à Política Nacional de Saúde em 2007, mas já vinha sendo adotado anteriormente como uma forma de auxiliar na recuperação de crianças prematuras e de alto risco. A abordagem humanizada do método envolve o acompanhamento desde o pré-natal, identificando possíveis diagnósticos, até o pós-nascimento e o desenvolvimento infantil.

A cidade de Maceió, em Alagoas, foi pioneira ao anunciar, em 2022, a sensibilização para o Método Canguru, destacando a importância do cuidado compartilhado entre a Atenção Hospitalar e a Atenção Básica. A Coordenação Técnica de Atenção Integral à Saúde da Criança da Secretaria de Saúde de Maceió intensificou esforços para preparar os profissionais e ampliar o alcance do cuidado aos bebês prematuros ou de alto risco.

O Método Canguru proporciona o contato pele a pele entre mães e filhos, fortalecendo os laços e contribuindo para o equilíbrio da temperatura do recém-nascido, além de promover a saúde cardíaca da criança e incentivar o aleitamento materno. A fisioterapeuta Edjane De Biase, tutora do Método Canguru, ressalta a importância da técnica para minimizar os efeitos adversos do nascimento prematuro e melhorar o cuidado neonatal.

Na Saúde Municipal de Maceió, a Atenção Básica desempenha um papel fundamental na identificação de gestações de alto risco durante o pré-natal. Os profissionais são capacitados para atender às necessidades específicas das crianças prematuras e de alto risco, garantindo um cuidado compartilhado e eficaz.

Até o momento, quatro distritos sanitários de Maceió já foram capacitados, evidenciando os benefícios do Método Canguru na saúde infantil. Essa prática tem se mostrado crucial para salvar vidas e garantir um desenvolvimento saudável para os recém-nascidos.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade