logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Mutirão de limpeza de galerias de águas pluviais em Maceió visa minimizar alagamentos no Benedito Bentes

COMPARTILHE

Mutirão de drenagem sendo executado em via do Benedito Bentes. Foto: Kailhane Amorim/ Ascom Semimfra

A Rua B53, no bairro Benedito Bentes, está passando por um importante mutirão de limpeza de galerias de águas pluviais, promovido pela Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra). As equipes responsáveis pelo serviço já estão atuando no local há quase uma semana, devido ao alto nível de obstrução encontrado no sistema de drenagem da via.

De acordo com o coordenador de drenagem da Seminfra, Gabriel Rodas, as galerias estavam tão obstruídas que não recebiam qualquer tipo de manutenção há cerca de 30 anos. Com a realização da limpeza, espera-se que o fluxo da água da chuva melhore significativamente, reduzindo os impactos causados por alagamentos durante o período chuvoso.

O trabalho de limpeza está sendo feito com o auxílio de caminhões de hidrojateamento, que fazem a sucção de materiais descartáveis jogados de forma irregular, os quais acabam obstruindo as tubulações. Além disso, é realizada uma varredura completa com jateamento de água limpa dentro dos tubos.

Apenas nos primeiros quatro meses deste ano, a Seminfra já removeu 1.316 toneladas de entulhos das galerias de águas pluviais da capital. Em janeiro, foram retiradas 386 toneladas; em fevereiro 245; em março 238 e em abril 447 toneladas de lixo do sistema de drenagem.

Com o intuito de minimizar os impactos das chuvas, a Seminfra tem realizado diversas ações preventivas, como reconstrução, recuperação, implantação e limpeza de galerias. A desobstrução é feita com equipamentos tecnológicos avançados, como os caminhões de hidrojateamento, que já permitiram a retirada de mais de três mil toneladas de lixo das galerias somente este ano.

Os trabalhos não se limitam apenas às tubulações, mas também abrangem as caixas coletoras, poços de visitas, bocas de lobo e canaletas, que são equipamentos complementares da rede de drenagem. A Seminfra segue empenhada em garantir a eficiência e o bom funcionamento do sistema de drenagem da cidade.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade