Nesta terça-feira (13), o município de Penedo recebeu a visita do castra móvel, que veio para realizar as castrações de cães e gatos cadastrados no Programa Castra PET. Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) e lançado durante a gestão de Ronaldo Lopes, o programa oferece o procedimento de forma gratuita para tutores de baixa renda, com o objetivo de controlar a população de animais e promover a saúde pública.
Nesta edição do Castra Pet, 40 animais foram inscritos e beneficiados com a cirurgia coordenada pelo veterinário Dr. Epitácio Correia. Além da castração, os tutores receberam orientações sobre os cuidados pós-operatórios, como a higienização e o uso de roupinhas cirúrgicas por 10 dias para garantir a recuperação dos animais.
O programa Castra Pet está inserido no contexto da Saúde Única, que engloba a saúde ambiental, animal e humana. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da castração na saúde dos animais, na prevenção do abandono e na promoção do bem-estar dos pets. Além disso, são destacadas a relevância da vacinação, desvermifugação e visitas regulares ao veterinário, assim como dicas de guarda responsável.
Durante a edição do programa, também foram oferecidos atendimentos clínicos, vacinação antirrábica e distribuição de brindes. A ação proporcionou a oportunidade para que as pessoas interessadas pudessem adotar animais de forma responsável, sendo que aqueles que realizaram a adoção receberam benefícios como uma castração gratuita pela SEMS, ração e uma coleira personalizada.
A expectativa é de que nas próximas edições mais pessoas participem da ação de adoção responsável, proporcionando um lar para animais que necessitam de cuidados e afeto. A Secretária Municipal de Saúde, Waninna Mendonça, expressou o desejo de ampliar o alcance do programa e auxiliar cada vez mais animais em situação de vulnerabilidade.
Em breve, serão divulgadas as próximas datas para a realização do programa Castra Pet, reforçando o compromisso da SEMS com a saúde e o bem-estar dos animais do município.
Com Informações: Prefeitura de Penedo