A Secretaria de Saúde de Maceió promoveu mais uma ação de alinhamento para melhorar o atendimento às crianças com sífilis na cidade. Durante a iniciativa, os profissionais da saúde avaliaram o atual fluxo de cuidados aos pacientes e definiram estratégias para aprimorar a assistência.
O encontro contou com a participação da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, equipe técnica do Programa IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, técnicas da Atenção Básica, Coordenação Saúde da Criança e Coordenação da Rede de Urgência e Emergência. Teresa Carvalho, técnica da Coordenação de Infecção Sexualmente Transmissíveis (ISTs), apresentou as propostas de trabalho para otimizar o fluxo de atendimento.
Segundo Teresa, foi elaborada a proposta de realização do Primeiro Fórum Intersetorial de Enfrentamento da Sífilis Congênita, com o objetivo de articular diferentes setores da Secretaria Municipal de Saúde para uma resposta mais rápida às demandas assistenciais das crianças expostas. O grupo técnico tem se empenhado ao longo dos anos para descentralizar a assistência e levar o cuidado para a rede básica de saúde.
A ação demonstra o compromisso da SMS em melhorar a assistência às crianças expostas à sífilis em Maceió. Ao unir diferentes setores da saúde, o Primeiro Fórum Intersetorial de Enfrentamento da Sífilis Congênita promete ser um marco na abordagem dessas demandas assistenciais de forma ágil e eficaz, garantindo um cuidado acessível e integrado.
A iniciativa visa proporcionar um atendimento mais eficiente e integrado às crianças expostas à sífilis, refletindo o comprometimento da Secretaria de Saúde de Maceió em garantir o bem-estar e a saúde da população infantojuvenil da cidade.