Em uma iniciativa para conscientizar a população sobre a importância de combater o abuso e maus-tratos aos animais, a equipe Multiprofissional da Atenção Primária (eMulti) da Secretaria de Saúde de Maceió está intensificando as suas ações durante a campanha nacional Abril Laranja, mês dedicado à prevenção da crueldade animal.
A campanha vem sendo promovida em Maceió através do projeto “Amo Meu Pet!”, conduzido pela eMulti. Palestras educativas estão sendo realizadas para o público nas “salas de espera” das Unidades de Saúde Sério Quintela (Santa Lúcia), Aliomar Lins (Benedito Bentes) e CAIC Benedito Bentes, com foco em diferentes temas relacionados à saúde e proteção dos animais.
O médico veterinário da eMulti, Lindomar Machado, que tem liderado as palestras, falou sobre a importância dessas ações. Ele destacou a relevância de temas como a castração de cães e gatos para controle reprodutivo e prevenção contra câncer de mamas e do aparelho reprodutivo destes animais, a necessidade de vacinar e vermifugar os pets, além da posse responsável.
Machado ressaltou ainda a importância de um cuidado adequado aos animais de estimação, e as consequências à saúde dos cães, gatos e humanos, caso não ocorra esse cuidado. Ele também mencionou as consequências criminais para aqueles que maltratam seus animais ou retiram animais silvestres de seus habitats naturais.
O abuso e maus-tratos a animais é considerado crime, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais, número 9.605, publicada originalmente em 12 de fevereiro de 1998. O artigo 32 desta lei criminaliza atos de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados. A pena prevista para este crime é de 3 meses a 1 ano de detenção, além de multa.
A equipe eMulti segue abordando o tema nas unidades de saúde da capital, reforçando a mensagem de que cuidar bem dos animais é uma responsabilidade de todos.













