A pitoresca orla marítima de Maceió, um dos atrativos naturais mais deslumbrantes da capital alagoana, tem sido vítima de um problema crescente: o descarte irregular de resíduos. Este cenário, que afeta tanto o visual paradisíaco do local quanto o meio ambiente, tem sido combatido diariamente pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (ALURB). No primeiro trimestre deste ano, mais de 2.600 toneladas de lixo foram recolhidos das praias da cidade.
A ALURB mantém mais de 70 agentes de limpeza trabalhando em três turnos ao longo da praia e do calçadão. Esses profissionais são responsáveis pela coleta de materiais como garrafas PET, embalagens de isopor, plásticos e resíduos orgânicos, muitas vezes deixados de forma irresponsável pelos frequentadores do local. Vale ressaltar que a orla conta com mais de 100 papeleiras instaladas, que poderiam receber esses resíduos adequadamente.
Moacir Teófilo, diretor-presidente da ALURB, reitera que a manutenção da limpeza e organização da orla é uma responsabilidade do poder público, mas que a população também deve fazer a sua parte. “Infelizmente, ainda é muito comum encontrar resíduos diversos descartados de forma irregular. A ALURB disponibiliza opções para o descarte adequado, como as papeleiras da orla, mas nem todos aderem a práticas positivas, como levar uma sacola para recolher o próprio lixo”, comenta.
No início de abril, a Prefeitura de Maceió implementou um reforço tecnológico para a limpeza das praias. A Máquina Saneadora de Praia Rebocável, acoplada a um trator, é capaz de remover pequenos contaminantes, como pontas de cigarro, tampas de garrafa e cacos de vidro, que porventura escapem do processo de limpeza diário. Esta máquina consegue penetrar até 30 centímetros no solo, recolhendo resíduos e separando-os por meio de peneiramento, geralmente ao final do dia, quando a praia está menos movimentada.
Além disso, a foz do Riacho Salgadinho, na Praia da Avenida, em Jaraguá, é outro ponto que recebe atenção especial da ALURB, principalmente durante o período chuvoso. No mesmo período do ano passado, as equipes de limpeza recolheram cerca de 3 mil toneladas de lixo no local, com a ajuda de tratores e caçambas.
Teófilo reforça o compromisso da ALURB com a limpeza das praias. “Não estamos medindo esforços para manter a limpeza das praias, proporcionando conforto e bem-estar para quem visita a região. Atuamos diariamente, em diversos pontos, evitando que o meio ambiente seja prejudicado pela falta de consciência ambiental de algumas pessoas”, conclui.













