Na próxima segunda-feira, dia 15 de abril, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) estará em Penedo realizando uma importante ação de cadastramento de voluntários para doação de medula óssea. A iniciativa, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), acontecerá no Expresso Saúde, unidade móvel que estará localizada na Praça Barão de Penedo, em frente à sede da prefeitura, no horário das 8h às 17h.
Para participar desta nobre causa, é necessário que os interessados tenham idade entre 18 e 35 anos e apresentem um documento oficial com foto. Além disso, será solicitada a doação de 5 ml de sangue, que será submetida a um exame laboratorial para obtenção do código genético. Esse código genético será cruzado com os dados do Cadastro de Receptores de Medula Óssea (Rereme), a fim de verificar a compatibilidade com os pacientes que estão necessitando de uma doação.
Os principais beneficiados com o transplante de medula óssea são pacientes que possuem uma produção anormal de células sanguíneas, geralmente decorrente de doenças como leucemias e linfomas. A doação de medula óssea pode representar uma nova chance de vida para essas pessoas que lutam diariamente contra essas enfermidades.
A ação em Penedo é uma oportunidade única para os moradores da região se engajarem em um gesto solidário e de amor ao próximo. A participação de cada voluntário pode fazer toda a diferença na vida de alguém que está enfrentando uma batalha contra doenças graves.
Portanto, se você se enquadra nos requisitos e tem disponibilidade para participar, não perca essa oportunidade de contribuir com a saúde e a esperança de muitas pessoas. Participe e faça a diferença!
Com Informações: Prefeitura de Penedo