logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Seminário em Maceió debate equidade e inclusão nos atendimentos do SUS para promover uma assistência qualificada.

COMPARTILHE

Seminário buscou dialogar sobre inclusão. Foto: Polyanna Monteiro Ascom SMS

Na manhã de quinta-feira (4), a Equipe Multiprofissional da Atenção Primária (e-Multi) promoveu o I Seminário sobre Promoção da Equidade no Sistema Único de Saúde (SUS), no auditório da sede da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em Maceió. O objetivo do evento foi sensibilizar os profissionais de saúde sobre a importância de oferecer atendimento inclusivo e de qualidade na Atenção Básica, levando em consideração as necessidades individuais de cada usuário.

A responsável técnica do e-Multi, Kelly Luz, ressaltou a importância de garantir a equidade no atendimento para proporcionar acolhimento e assistência adequada aos usuários. Segundo ela, ao adotar um olhar sensível e atento à singularidade de cada pessoa, é possível promover uma assistência mais humanizada e qualificada, contribuindo para a redução da evasão nos serviços de saúde.

O seminário contou com palestras informativas ministradas por psicólogos e pesquisadores especializados em equidade de gênero e raça, como Samuel Calheiros, Roberta Carolina e o ativista Cauê Assis. Eles mediaram discussões que visavam ampliar o debate sobre o atendimento adequado, destacando a importância da inclusão, respeito e empatia no contexto da saúde pública.

Além das palestras, o evento também contou com a participação da artista Elza Evangelista, que apresentou sua arte irreverente e que ressignifica as questões raciais e de gênero, reforçando a importância da inclusão e da diversidade. Autoridades locais, como a presidente da Comissão da Igualdade Racial do município, Arísia Barros, e a diretora de Atenção à Saúde da SMS, Alayde Ricardo, estiveram presentes para colaborar nas discussões sobre equidade no SUS.

O I Seminário sobre Promoção da Equidade no SUS foi um marco importante para promover a conscientização e disseminar práticas inclusivas nos serviços de saúde, reforçando o compromisso com a igualdade e o respeito à diversidade. A iniciativa buscou fortalecer o diálogo e a capacitação dos profissionais, visando aprimorar a qualidade dos atendimentos e garantir uma assistência mais justa e humanizada para todos os usuários do sistema de saúde pública.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade