A Prefeitura de Maceió está empenhada em intensificar as ações de combate à dengue na capital alagoana. Nesta segunda-feira (1º), a campanha Maceió Unida Contra Dengue foi levada a três pontos da cidade que apresentam maior incidência de casos da doença. O objetivo principal dessa iniciativa é mobilizar e conscientizar a população sobre a importância de prevenir os criadouros do Aedes Aegypti, visando reduzir o número de casos.
Um dos bairros visitados foi Cruz das Almas, onde os agentes de endemias realizaram visitas domiciliares para orientar os moradores sobre as medidas de prevenção. A dona de casa Maria Luiza, de 46 anos, que já teve dengue, enfatiza a importância da colaboração de todos para combater a doença. Ela recebeu os agentes em sua residência e foi orientada sobre a importância de eliminar possíveis focos do mosquito transmissor.
O supervisor das ações de dengue do 8º Distrito Sanitário, Marcos Marcelo, ressalta a necessidade de ampliar as ações de combate à dengue para conscientizar a população e controlar o aumento de casos de arboviroses. A estratégia adotada inclui vistorias em casas e terrenos para identificar criadouros do Aedes Aegypti e aplicação de inseticidas quando necessário.
A campanha de intensificação está sendo realizada nos Distritos Sanitários com maiores índices de infestação do mosquito e de casos de arboviroses. Segundo relatório da Secretaria de Saúde de Maceió, houve um aumento significativo de 73% nos casos notificados de dengue em comparação ao mesmo período do ano anterior, o que torna urgente a mobilização coletiva.
Além das ações de combate à dengue, equipes da Saúde e de outras secretarias municipais estão realizando palestras educativas, atividades lúdicas com estudantes, notificação de imóveis, fiscalização de mercados públicos e ambulantes, entre outras ações. A colaboração da população é fundamental para o sucesso dessas iniciativas e para o controle efetivo da dengue em Maceió.