A Secretaria Municipal de Educação (Semed) está em pleno andamento com as Avaliações Diagnósticas de Aprendizagem em 91 escolas de 1º ao 9º ano de Ensino Fundamental. O principal objetivo dessa iniciativa é analisar o nível de fluência de cerca de 37 mil estudantes nessa modalidade de ensino, tanto na leitura quanto na escrita. O processo de diagnóstico teve início no mês de março e seguirá até a primeira semana de abril.
A expectativa é que os resultados desse levantamento sejam divulgados até o dia 15 de abril. Essas informações serão essenciais para que a rede pública municipal de ensino possa planejar ações mais assertivas, identificar os alunos que necessitam de apoio pedagógico nos laboratórios de aprendizagem, corrigir possíveis distorções de fluxo e elaborar propostas de intervenção pedagógica em parceria com os professores.
Recentemente, no dia 26 de março, mais de 700 estudantes do 6º ao 9º ano da Escola Kátia Pimentel Assunção, localizada no bairro do Jacintinho, participaram das avaliações diagnósticas ao longo de todo o dia. A vice-diretora da instituição, Maria do Socorro, enfatizou a importância desse processo logo no início do ano letivo, pois permite ajustar as ações pedagógicas para melhorar a aprendizagem dos alunos.
Segundo a coordenadora-técnica de Ensino Fundamental, Ana Paula Almeida, as avaliações diagnósticas fazem parte de um processo interno da Semed para avaliar o nível de aprendizagem dos estudantes. Ela ressalta que essas avaliações são realizadas no início de cada unidade letiva, visando oferecer suporte às escolas nas ações de ensino-aprendizagem.
Portanto, as avaliações diagnósticas de aprendizagem promovidas pela Semed têm como objetivo principal avaliar a fluência dos estudantes em leitura e escrita, a fim de aprimorar o processo de ensino e aprendizagem nas escolas municipais. Esse acompanhamento constante visa garantir uma educação de qualidade e o desenvolvimento pleno dos alunos ao longo do ano letivo.