A chegada de Taíz Valeska, uma aluna cubana de 9 anos, à Escola Brandão Lima, em Maceió, tem sido marcada por um processo de adaptação e aprendizado auxiliado por uma professora de Espanhol do Núcleo de Línguas Estrangeiras da Secretaria de Educação de Maceió (Semed). A pequena Taíz veio para o Brasil há menos de um mês, juntamente com sua mãe e irmão, para se reunir com o pai, que já estava trabalhando no país há um ano.
A presença da professora intérprete tem sido fundamental para o desenvolvimento da aluna, que inicialmente se mostrava tímida e insegura em relação à comunicação. Segundo a diretora da escola, Emília Soares, a presença da intérprete tem proporcionado uma interação mais fluída de Taíz com os colegas de classe, facilitando seu processo de aprendizagem e integração na escola.
Além disso, a chegada de Taíz à escola trouxe mudanças positivas para os demais alunos, que se mostram entusiasmados em aprender espanhol e até mesmo Libras. A diretora Emília destacou a possibilidade de transformar a escola em um ambiente bilíngue, o que demonstra o impacto positivo que a presença de Taíz tem causado na comunidade escolar.
A professora Nara Gleyce, responsável por acompanhar Taíz durante as aulas, ressaltou os desafios que a aluna enfrenta diariamente, mas expressou confiança em seu potencial de aprender a língua portuguesa em breve. A mãe de Taíz, Leslie Karen, também se mostrou otimista em relação ao progresso da filha, ressaltando sua inteligência e rapidez em aprender.
O apoio da escola e a dedicação dos profissionais envolvidos têm sido essenciais para o sucesso da adaptação de Taíz e seu progresso no aprendizado da língua portuguesa. O caso de Taíz é um exemplo de como a educação e o acolhimento podem superar barreiras linguísticas e culturais, proporcionando oportunidades de crescimento e integração para alunos estrangeiros.