No último dia 22 de março, o Rio de Janeiro foi palco da cerimônia de premiação do Programa de Reconhecimento do Senac, uma iniciativa do Departamento Nacional da instituição que busca destacar e premiar as boas práticas dos Departamentos Regionais. O evento teve como objetivo principal reforçar a importância da missão social do Senac, incentivar a renovação do portfólio de cursos para atender às demandas do mercado de trabalho em constante evolução e promover a inovação educacional.
O Programa de Reconhecimento 2023 premiou os estados em três categorias distintas. A categoria Impacta avaliou o desempenho regional no cumprimento do Programa Senac de Gratuidade. Já a categoria Transforma premiou os estados com maior adesão ao Programa Educação 4.0, que visa o reposicionamento institucional. Por fim, o Prêmio Inova reconheceu os regionais com os melhores cases de inovação educacional.
Durante os meses de agosto a dezembro de 2023, o Departamento Nacional do Senac acompanhou os indicadores e divulgou rankings mensais aos Departamentos Regionais, apresentando a posição de cada estado nas categorias Impacta e Transforma. Na categoria Inova, 96 projetos foram avaliados pelo DN, que selecionou os três finalistas para apresentarem seus projetos a uma banca avaliadora.
Os vencedores do Programa de Reconhecimento do Senac foram os seguintes: na categoria Impacta, São Paulo conquistou o primeiro lugar, seguido por Minas Gerais em segundo e Goiás em terceiro. Já na categoria Transforma, o Pará ficou em primeiro lugar, seguido por Minas Gerais em segundo e Piauí em terceiro. Por fim, na categoria Inova, o Rio Grande do Norte conquistou o primeiro lugar, seguido pelo Rio de Janeiro em segundo e Pernambuco em terceiro.
O presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, ressaltou a importância das iniciativas premiadas no Programa de Reconhecimento do Senac para a construção de um Comércio mais forte, inovador e alinhado com as necessidades da sociedade. Acreditamos que o sucesso do Sistema Comércio depende fundamentalmente do trabalho e da criatividade de todas as entidades que o compõem, afirmou Tadros.