A Prefeitura de Maceió lançou nesta quinta-feira (21) o PretasCast, um podcast idealizado pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) que estreou justamente no Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. O primeiro episódio conta com a participação de Vanya Gatto, presidente do Coletivo de Mulheres Pretas Periféricas, que compartilhou sua história de vida, superação e o trabalho realizado à frente do coletivo.
Disponível no portal da Prefeitura de Maceió, o PretasCast faz parte das ações da Coordenação da Igualdade Racial da Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc) para fortalecer a luta antirracista na capital. Com o objetivo de trazer histórias de mulheres pretas e ampliar o debate sobre ações para o fortalecimento da luta antirracista, o podcast promete ser um espaço para viabilizar essas lutas.
A coordenadora de Igualdade Racial da Prefeitura de Maceió, Arísia Barros, ressaltou a importância do PretasCast ao afirmar que é essencial que cada pessoa assuma sua luta contra o racismo. Além disso, Eliane Aquino, subsecretária de Comunicação de Maceió, destacou a relevância do podcast em contar as histórias de mulheres pretas que superaram obstáculos e são referência no combate ao racismo.
O PretasCast é apresentado por Gleycyanny Romão e produzido por Teresa Cristina e Allana Paiva. Vale ressaltar que o dia 21 de março foi escolhido como o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial em memória ao massacre de Shaperville, ocorrido na África do Sul em 1960, quando 69 pessoas morreram e 186 ficaram feridas durante um protesto pacífico de 20 mil negros contra uma lei discriminatória.













