No dia 14 de março, é comemorado o Dia Mundial do Rim, data criada há 19 anos com o intuito de conscientizar a população sobre a importância da prevenção das doenças renais. Em Arapiraca, a Prefeitura, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o Hospital Chama, o Instituto Regional Renal do Agreste (IRRA) e o Ceproal, promoveu uma ação no Centro da cidade para oferecer orientações e serviços como verificação da pressão arterial e glicemia.
Com o lema “Saúde dos rins e exame de creatinina para todos: porque todos têm o direito ao diagnóstico e acesso ao tratamento”, a campanha deste ano tem como objetivo reduzir a incidência e os problemas associados às doenças renais, consideradas um problema global de saúde pública. Alguns sintomas que indicam a presença dessas doenças incluem inchaço nas pernas ou rosto, cólica renal, infecção urinária, sangue na urina e fraqueza inexplicada.
É fundamental que, diante de qualquer sintoma, as pessoas procurem a Unidade Básica de Saúde para uma investigação mais detalhada. Estão sendo disponibilizados 2 mil exames laboratoriais para rastrear a doença nas unidades de saúde, visando atender a população. Estima-se que até 2024, a Doença Renal Crônica será a quinta maior causa de morte no mundo, destacando a importância do diagnóstico precoce por meio de exames simples e acessíveis.
Para prevenir o surgimento dessas doenças, é recomendado praticar exercícios físicos, controlar o colesterol, glicose, peso e pressão arterial, além de evitar o consumo excessivo de sal e carne vermelha, e nunca utilizar medicamentos sem prescrição médica. A conscientização e a promoção de hábitos saudáveis são essenciais para garantir a saúde dos rins e prevenir complicações futuras.
Com Informações: Prefeitura de Arapiraca












