A obesidade é uma doença crônica que tem afetado pessoas de todas as idades e situações sociais no mundo, trazendo consigo grandes desafios e riscos para a saúde. Além disso, a obesidade pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de várias outras enfermidades crônicas, como diabetes, doenças cardiovasculares e câncer.
Em Maceió, a Saúde do município tem trabalhado de forma séria para enfrentar o problema da obesidade. Diversas estratégias têm sido adotadas, incluindo ações educativas e assistência integral à população em todas as fases da doença. As unidades de saúde do município contam com profissionais qualificados que promovem atividades de promoção à saúde, como oficinas, dinâmicas e palestras.
Nos 16 Núcleos de Atividade Física da Secretaria de Saúde de Maceió, a população tem acesso gratuito a práticas de exercícios físicos para a promoção de hábitos saudáveis. Esses núcleos oferecem serviços como ginástica geral e localizada, avaliações físicas de saúde e oficinas de educação em saúde em diversos bairros da cidade.
Além disso, foram criados recentemente grupos de prevenção da obesidade em algumas unidades de saúde da cidade. Esses grupos oferecem atividades educativas e acompanhamento multiprofissional aos participantes, com o objetivo de prevenir o desenvolvimento da comorbidade.
Para os casos mais complexos de obesidade, existe o Centro de Referência em Doenças Crônicas – Diabetes, Obesidade e Hipertensão (CDOHC), localizado no Pam Salgadinho. Nessa unidade, os pacientes com complicações decorrentes da obesidade recebem atendimento de uma equipe multiprofissional composta por cardiologistas, endocrinologistas, nutrólogos, nutricionistas, assistentes sociais e educador físico.
O CDOHC tem como objetivo qualificar o atendimento oferecido à população na Atenção Primária, atendendo pacientes que evoluem para quadros mais graves da doença. O acesso ao serviço é feito por meio de encaminhamento das unidades de saúde que acompanham esses pacientes.