A Subsecretaria de Segurança Alimentar da Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) promoveu, nesta quarta-feira (6), um encontro com representantes de secretarias municipais e do Conselho Regional de Nutrição para debater a adesão do município de Maceió ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e a formação da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan).
O objetivo do Sisan é garantir o direito humano à alimentação adequada, formulando e implementando políticas e planos nessa área, além de promover a integração entre governo e sociedade civil. A adesão ao Sisan é vista como um passo importante para Maceió, pois possibilitará ao município planejar e pleitear recursos federais para investir na segurança alimentar e nutricional da população.
Durante o encontro, o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Fernando Davino, ressaltou a importância da adesão ao Sisan como forma de proteger um direito assegurado pela Constituição, que é o acesso à alimentação adequada. Já a subsecretária de Segurança Alimentar, Jane Mare, destacou avanços do município nesse campo, como a criação da Subsecretaria e da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional.
A representante do Conselho Regional de Nutrição (CRN-6), Ana Lunna dos Santos, explicou os pontos que precisam ser ajustados para a adesão ao Sisan e a criação da Caisan em Maceió. Para o secretário do Gabinete Civil da Prefeitura, Felipe Lins, a segurança alimentar é um tema relevante que será tratado com prioridade pelo município.
A Caisan tem como objetivo promover a articulação entre os órgãos e entidades ligados à segurança alimentar e nutricional, além de elaborar políticas e planos nessa área. Participaram da reunião representantes de diversas secretarias municipais, evidenciando a importância do tema para a gestão municipal de Maceió.