No dia 19 de fevereiro de 2024, o Papa Francisco veiculou uma mensagem significativa em alusão à abertura da Campanha da Fraternidade. O líder da Igreja Católica evidenciou o papel vital da Campanha na assistência ao povo e às comunidades brasileiras em seu contínuo processo de conversão aos ensinamentos do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. A mensagem, que salienta a importância de superar divisões, indiferença, ódio e violência, foi enviada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na Quarta-feira de Cinzas, dia 14 de fevereiro.
Na mensagem, o Papa Francisco expressou sua união ao episcopado brasileiro no agradecimento pelos 60 anos da Campanha da Fraternidade comemorada em âmbito nacional. Ele realçou o convite feito pelo tema da Campanha para que, como irmãos e irmãs, todos busquem construir uma verdadeira fraternidade universal. Tal fraternidade, segundo o Papa, deve favorecer tanto a vida em sociedade como a sobrevivência no planeta Terra, nossa Casa Comum, sem jamais esquecer o Céu, onde seremos todos acolhidos pelo Pai como seus filhos.
A Campanha da Fraternidade 2024 traz como tema “Fraternidade e Amizade Social”, com o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23, 8). Seu objetivo geral é incitar o reconhecimento do valor e da beleza da fraternidade humana, promovendo e fortalecendo os laços da amizade social, para que, por meio de Jesus Cristo, a paz seja uma realidade entre todas as pessoas e povos.
Na íntegra da mensagem, o Papa Francisco se dirige aos irmãos e irmãs do Brasil, expressando solidariedade ao iniciar a caminhada quaresmal com jejum, penitência e oração. Ele reforça a importância do compromisso fraterno, do amor a Deus e ao próximo, em especial aos mais fragilizados e necessitados de atenção.
O Papa ainda enfatiza a necessidade de expandir nossos círculos de interesse, estendendo nosso amor a “todo ser vivo”, superando fronteiras e obstáculos geográficos. Ele expressa o desejo de que a Igreja no Brasil colha bons frutos nesse caminho quaresmal e que a Campanha da Fraternidade continue a auxiliar as pessoas e comunidades da nação no seu processo de conversão ao Evangelho.
Finalizando, o Papa Francisco confia seus votos aos cuidados de Nossa Senhora Aparecida e concede sua Bênção Apostólica a todos os filhos e filhas da nação brasileira, especialmente àqueles que se empenham pela fraternidade universal, pedindo que continuem a rezar por ele.