logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Abertura rápida de empresas impulsiona economia e gera mais empregos em Maceió, aponta Boletim Econômico da Semaemi.

COMPARTILHE

David Gomes, secretário de Ações Estratégicas. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

A Secretaria Municipal de Ações Estratégicas e Integração Metropolitana (Semaemi) lançou, neste ano, o Boletim Econômico de Maceió. Com periodicidade trimestral, o novo documento tem por objetivo reunir informações relevantes sobre o município, fornecidas por diferentes órgãos do Governo Federal, para auxiliar no desenvolvimento da economia local e no processo de elaboração de políticas públicas para a comunidade.

Uma das principais informações trazidas na primeira edição do Boletim é que, em 2023, a abertura de empresas em Maceió ficou dez vezes mais rápida, resultando em uma economia de tempo de 90% em relação a 2019. Esse dado foi obtido a partir do Painel do Mapa de Empresas, do Governo Federal. Essa melhoria no processo de abertura de empresas contribuiu para a atração de grandes empresas para o município, o que, por sua vez, gerou um aumento significativo no número de vagas de trabalho disponíveis em Maceió.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego na capital alagoana caiu para 9,3%, o menor valor desde o início da série histórica em 2012, inclusive do período pré-pandemia. No ano passado, foram formalizados 13.591 empregos em Maceió, representando cerca de 60% das carteiras assinadas em todo o estado.

O prefeito de Maceió, JHC, já investiu mais de R$ 1 bilhão em ações estratégicas para o desenvolvimento da cidade. Segundo ele, após um longo período de estagnação nas gestões passadas, agora a cidade está caminhando para o progresso. Os investimentos realizados pela prefeitura têm gerado renda, emprego e cidadania para os maceioenses, especialmente para aqueles que mais precisam.

Para o secretário de Ações Estratégicas e Integração Metropolitana, David Gomes, o Boletim Econômico de Maceió é uma ferramenta essencial para entender e impulsionar o desenvolvimento econômico local. Ele destaca que ao fornecer informações detalhadas sobre as tendências da região, como emprego, produção industrial e comércio, o boletim permite que as empresas locais tomem decisões mais informadas sobre estratégia e expansão de negócios, além de atrair novos investidores para a cidade.

O boletim está disponível no site de parcerias do município. O secretário David Gomes ressalta que o boletim não apenas desempenha um papel fundamental na atração de investidores para Maceió, mas também ajudará na formulação de políticas públicas que atendam às necessidades da comunidade, promovendo um ambiente econômico mais próspero e sustentável.

Com o lançamento do Boletim Econômico de Maceió, a cidade busca consolidar-se como um polo econômico em crescimento, atraindo investimentos e gerando oportunidades de trabalho para a população local. A expectativa é que, com o auxílio dessas informações, seja possível impulsionar ainda mais o desenvolvimento econômico da região nos próximos anos.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade