Alunos da rede pública de ensino de Maceió tiveram um motivo para comemorar recentemente. Vários estudantes que participaram do Pré-Ifal Educar É Massa, uma série de aulões promovidos pela Prefeitura de Maceió por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), foram aprovados em primeiro lugar no processo seletivo para o Instituto Federal de Alagoas (Ifal).
O resultado final para o Campus Maceió foi divulgado no site da instituição de ensino na última terça-feira (6). Além dos estudantes da rede estadual de ensino que acompanharam os aulões, alunos de outras escolas também foram aprovados para o Ifal.
Um desses alunos é Kauan Vinicius Santos da Silva, de 15 anos, estudante da Escola Padre Pinho, localizada no bairro Cruz das Almas. Ele participou ativamente dos aulões do Pré-Ifal e ficou surpreso ao descobrir que foi aprovado em primeiro lugar para o curso de Eletrotécnica.
Kauan expressou sua felicidade ao ver seu nome na lista de aprovados. Ele agradeceu o apoio de sua família e destacou o esforço que dedicou aos estudos. O estudante também ressaltou a importância do Pré-Ifal em sua preparação e agradeceu aos professores pela ajuda e incentivo.
O professor Allan Gomes, responsável por coordenar as ações do Pré-Ifal na Escola Padre Pinho, parabenizou e agradeceu a todos os envolvidos no projeto. Ele destacou que o sucesso dessa iniciativa é resultado do esforço conjunto de toda a escola, desde a direção até os funcionários de apoio.
A secretária de Educação de Maceió, Jó Pereira, também comemorou as aprovações e parabenizou estudantes, professores e todos os envolvidos no Pré-Ifal Educar É Massa. Ela ressaltou a importância do Ifal como uma oportunidade de acesso a um ensino médio de qualidade e à formação profissionalizante, que pode transformar a vida dos jovens por meio da educação.
Outro aluno que se destacou foi Guilherme Santos, de 16 anos, da Escola Municipal Haroldo da Costa. Ele participou do Pré-Ifal e das ações educativas do programa Se Liga no Ideb, e foi aprovado em primeiro lugar para o curso de Edificações no Ifal. A diretora da escola, Maísa Malta, atribuiu essa conquista ao trabalho conjunto dos professores e expressou sua satisfação com os resultados obtidos.
Paulo Diego Neves, de 15 anos, aluno da Escola Estadual Ovídio Edgar de Albuquerque, também foi aprovado em primeiro lugar para o curso de Química no Ifal. Ele agradeceu a realização do Pré-Ifal, destacando a importância dessa iniciativa para estudantes de baixa renda que não têm condições de pagar por cursinhos preparatórios.
O Pré-Ifal ocorreu em novembro e dezembro de 2023, com o objetivo de preparar os estudantes do 9º ano da rede pública de ensino para o Exame de Seleção do Ifal. Durante três dias, os alunos tiveram aulas com renomados professores nas áreas de ciências, matemática e português, receberam material de estudo exclusivo e participaram de sorteios e dinâmicas.
Essas aprovações são um reflexo do esforço e dedicação dos alunos, do apoio das famílias, do trabalho dos professores e do investimento da Prefeitura de Maceió na educação. A iniciativa do Pré-Ifal proporcionou oportunidades para os estudantes e mostrou que, com apoio e incentivo, é possível alcançar resultados positivos.