A partir da próxima quarta-feira (07), a Avenida Durval de Góes Monteiro, no bairro Canaã, contará com um novo semáforo e uma faixa exclusiva para a travessia de pedestres. Essa medida foi adotada devido à retirada da passarela existente na região, que será removida na segunda quinzena de fevereiro para dar continuidade às obras de ampliação da via.
A travessia estará localizada entre as ruas Jequiá e Porto Calvo. Para garantir que as pessoas estejam cientes das mudanças na travessia, a equipe de Educação do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió realizará ações educativas na região nos dias 05, 06 e 07 de fevereiro. Os educadores abordarão pedestres que utilizam a passarela e também motoristas que transitam pela avenida.
Inês Pessoa, assessora de Educação do DMTT, destacou a importância das ações educativas: “Atuaremos em duas frentes nestes primeiros dias com os pedestres e motoristas, moradores da região, comerciantes e trabalhadores, justamente para que as pessoas tenham conhecimento de como ficará a travessia e para conscientizá-las da importância de respeitar as sinalizações que farão parte do dia a dia aqui na região”.
Além das ações dos educadores, o DMTT utilizará painéis eletrônicos e controladores de velocidade educativos para informar constantemente os motoristas e motociclistas sobre a travessia.
O diretor-presidente do DMTT, André Costa, ressaltou a importância da atuação do órgão durante essa medida: “Temos aqui uma via importante da cidade e que está em obras, que irão melhorar a mobilidade do maceioense. Essa é uma intervenção importante e que terá nossa atenção com todo aparato da Diretoria de Policiamento Viário e nossos educadores, sempre pensando na segurança para pedestres e condutores”.
A faixa para travessia de pedestres, que contará com o semáforo, está sendo devidamente sinalizada e ficará próxima ao ponto de parada de ônibus, atendendo aos passageiros que se deslocam no sentido Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares.
As obras de ampliação da Avenida Durval de Góes Monteiro ainda estão em andamento e, com a aproximação do serviço na região do Canaã, será necessário remover a passarela existente no local. O bloqueio terá início na quarta-feira, mesmo dia em que o semáforo e a faixa de pedestres entrarão em funcionamento.
A retirada da passarela será realizada ainda em fevereiro e um novo equipamento será instalado na região após a conclusão da ampliação da via.
A Avenida Durval de Góes Monteiro é uma das principais e mais importantes vias da cidade. As obras de ampliação incluem a construção de uma via secundária nos dois sentidos, com duas faixas de rolamento cada, ao longo de 2,2 km, entre o Ibama e a Tupan. Além disso, serão realizadas obras de drenagem de águas pluviais, pavimentação, instalação de calçadas acessíveis, redes elétrica e de iluminação.